Início Site

Contas de 2017 APROVADAS!

0

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou as contas da administração do prefeito Samuca Silva (PSDB) referentes ao ano de 2017. A votação foi realizada nesta quarta-feira (dia 19).

O relator da contas foi o conselheiro Marcelo Verdini Maia.

O parecer técnico do TCE segue, agora, para a Câmara Municipal de Volta Redonda.

Prefeito anuncia mudanças no Primeiro Escalão

0

Samuca Silva realiza readequação no governo municipal

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, comunicou nesta quarta-feira, dia 19, uma reestruturação no primeiro escalão do governo municipal. O subsecretário municipal de Saúde, Fernando Samuquinha (foto), assume como novo titular da Secretária Municipal de Comunicação. O jornalista Adriano Lizarelli, que deixa a pasta, irá assumir o cargo de Relações Públicas, Institucionais e Porta Voz da prefeitura de Volta Redonda. O cardiologista Caio Larcher assume a subsecretaria municipal de Saúde.

Outra mudança anunciada é do comando da Guarda Municipal de Volta Redonda. O atual comandante irá assumir como assessor especial da Secretaria Municipal de Segurança Pública, com objetivo de atuar estrategicamente no setor. Assume, como novo comandante da corporação, o também guarda municipal Dalessandro Hidimário de Assis.

O advogado Daniel Renna retorna a assessoria especial do Chefe do Executivo. Em seu lugar, como coordenador do Banco VR de Fomento, assume Saulo Ankito.

Reestruturação são normais e acontecem de forma rotineira. Agradeço o empenho de cada um nas funções que exerciam e sorte nos novos postos, afim de que possam cada vez mais prestar um serviço de qualidade, com foco sempre em melhorar a vida da população de Volta Redonda – disse Samuca.

Serfiotis conduz Seminário sobre Esclerose Lateral Amiotrófica

0

Por requerimento do deputado federal Alexandre Serfiotis, o Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), celebrado em 21 de junho, foi lembrado nesta terça-feira, dia 18, na Câmara dos Deputados com a realização de um Seminário específico sobre o tema. “Desde a legislatura anterior, nosso mandato está à disposição da causa dos pacientes com ELA. Este evento é mais uma ação com intuito de trazer luz para o tema, apresentar as novidades sobre o tratamento e a busca pela cura, além de comprometer a sociedade e o poder público com uma assistência qualificada aos doentes”, comentou o parlamentar, que conduziu a mesa de trabalhos. Para ter acesso a íntegra do Seminário, Clique aqui.

O encontro, organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual Serfiotis é membro, reuniu diversos especialistas sobre o tema, como o neurologista e pesquisador do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), Gerson Chadi, a farmacêutica e diretora da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outras profissionais de saúde, representantes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, além da entidades representativas Associação Brasileira Lutando contra ELA, o Movimento em Defesa dos Direitos das Pessoas com ELA, a Associação Pró-Cura da ELA e da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica. “Nossa intenção foi reunir autoridades pesquisadores e pacientes para uma troca franca de ideias que tenham como objetivo apontar os melhores caminhos para o tratamento através do SUS”, explicou Serfiotis.

O que é Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)?

Segundo o Ministério da Saúde, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença rara, neurodegenerativa progressiva, que afeta o sistema nervoso e acarreta paralisia motora irreversível, de maneira limitante. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar.

Fundação Educacional de Volta Redonda retorna com o projeto ‘Fevre de Olho no Céu’

0

Alunos da Academia da Vida e estudantes participam do evento no Colégio Getúlio Vargas

A noite estrelada com lua cheia nesta segunda-feira, dia 17, favoreceu o Observatório da Fevre (Fundação Educacional Volta Redonda), no Colégio Getúlio Vargas, onde aproximadamente 25 alunos da melhor idade, da Academia da Vida, compareceram para participar do projeto ‘Fevre de Olho no Céu’. O objetivo é identificar constelações com os seus grupos definidos de estrelas, olhar os contornos internos e rochosos da Lua e tentar ver alguns dos planetas do nosso sistema solar. Presentes alunos da instituição e do IFRJ (Instituto Federal de Educação), do campus Aterrado.

Olhar as constelações Cruzeiro do Sul, Escorpião, os vultos das montanhas na Lua, a possibilidade de ver Júpiter e Saturno mais tarde, mexeu com a curiosidade dos estudantes, jovens e da terceira idade. As orientações foram passadas pelos professores Charles Santos e Rosângela Franco, primeiro, em sala, depois no Observatório no 4º andar do colégio. O projeto ganhou um novo formato pelos professores.

O presidente da Fundação, Waldir Bedê, destacou a importância do desenvolvimento do projeto para os estudantes e alunos da Academia da Vida, que funciona no Estádio Raulino de Oliveira, que tiveram aulas teórica e prática com a observação do Céu por um potente telescópio.

A presença dos alunos da melhor idade serve para enriquecer o conhecimento empírico deles, a experiência vivida, com aulas técnicas, teóricas e visualização prática dos conceitos que estudaram. Alunos do ensino médio e fundamental estão sendo incentivados pelo governo Samuca Silva ao uso de novas tecnologias, abrindo novas perspectivas e metodologia no ensino que ganha em qualidade no aprendizado. O Departamento Pedagógico fez uma resignação de todo o conteúdo que era muito técnico, colocando numa linguagem mais acessível aos estudos do sistema solar e estelar, entendida por todos”, frisou.

O prefeito Samuca Silva falou dos benefícios dos estudos. “Eu sempre defendi que escola pública tem que ter ensino de qualidade. Todos os investimentos essenciais à conquista de um melhor aprendizado favorecendo a formação dos estudantes têm o nosso apoio. Os alunos da Academia da Vida puderam ver como é importante a participação de todas as pessoas em não poluir o meio ambiente, não degradar com o lixo os nossos córregos, rios, mares, e os danos que o efeito estufa pode causar ao planeta Terra, que é a nossa casa e tem que ser preservado e defendido”.

A diretora pedagógica da Fevre, Priscilla Carvalho, disse que a cada 15 dias haverá uma nova sessão, que o objetivo é que alunos de todas as unidades da Fevre sejam integrados ao projeto Fevre de olho no Céu. “Para ter uma boa visão do céu, dependemos do calendário lunar. Mas, quando não for possível olhar o céu, vamos trabalhar com o Stelarium, que é um programa de computador que mostra o céu no momento atual ou na data e horário em que a pessoa nasceu, identificando as constelações naquele dia. Queremos a participação de todos alunos da Fundação e depois pensamos em abrir ao público, com sessões a cada 15 dias”, informou.

O professor Charles Santos ressaltou que antes de olhar o céu, ele fez um trabalho de alfabetização cientifica com os estudantes da Academia da Vida, onde passa o básico dos conceitos de astronomia, mede os conhecimentos que os alunos têm sobre constelações, planetas, efeito estufa por excesso de gás carbônico, acidez dos mares, entre outras informações. “É preciso despertar nos alunos o interesse pelas ciências, pesquisas, investimentos porque isto gera riqueza. O país que consegue melhor tecnologia, conhecimentos gera rendas e melhora a qualidade de vida da população”, comparou.

O estudante da Academia, Fernando Tedesco Júnior, de 72 anos, ex metalúrgico e assessor político com experiência em publicidade e imprensa, elogia o projeto. “Na minha adolescência tinha o hábito de ficar olhando o céu com os amigos. O projeto é maravilhoso, representa um salto em qualidade”, diz.

A diretora da Academia da Vida, Márcia Campos, que coordenou a ida do grupo de alunos de vários cursos da Academia, afirmou que “a visão do universo, de mundo, vai somar à experiência do grupo para aprender um pouco mais, com efeito incrível na vida deles”.

Servidoras de Volta Redonda se reúnem para assistir e torcer pela Seleção Feminina de futebol

0

Cerca de 40 pessoas, a maioria mulheres, torceram pela vitória do Brasil na sede da secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos

Um grupo de servidores da prefeitura de Volta Redonda se encontrou na sede da secretaria municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, na tarde desta terça-feira, dia 18, com um propósito declarado de torcer pela Seleção Feminina de futebol do Brasil, que enfrentou e venceu a Itália, conquistando a classificação. Uma TV foi colocada na área interna da secretaria.

As secretárias municipais de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, e de Políticas para Mulheres, Dayse Penna, o coordenador do Centro de Artes Marciais, Rafael Castilho, o diretor de esportes Hygor Dias de Carvalho, compareceram para torcer pela seleção feminina junto com as funcionárias. Cerca de 40 pessoas, a maioria mulheres, estiveram presentes.

O prefeito Samuca Silva, assim como é tradição na Copa do Mundo de Futebol Masculino, liberou os servidores uma hora antes do jogo da seleção. O Decreto da liberação foi uma forma de promover a igualdade para as duas seleções do país, masculina e feminina.

 “Estamos na torcida pela nossa seleção feminina e ajudar a promover um ambiente de igualdade, confraternização, liberando os servidores 1 hora antes, é um incentivo para que mais pessoas assistam e torçam por elas, que representam muito bem o país nos gramados da França”, disse Samuca.

Servidoras convidadas para assistir ao jogo elogiaram a decisão. “Muito bacana a iniciativa do prefeito em promover essa igualdade para que possamos torcer pela nossa seleção numa competição internacional de futebol. Este já é um passo importante para que possamos conquistar a igualdade entre homens e mulheres e ter a mulher valorizada como deve ser”, disse a professora da Smel, Luciana Lima.

Ela levou também uniformizada, com a camisa amarela da seleção, a filha, a pequena Alice Lima, de 4 anos, que assistiu o jogo e torceu. Outra torcedora presente, a guarda municipal Ilça Romaneli, que atua na Patrulha Maria da Penha, esteve na sede da secretaria para curtir o jogo, aproveitando a liberação do prefeito. Ana Clara Souza Cruz, 25 anos, que gosta de jogar futebol feminino, hoje professora de Educação Física, também destacou a atitude. “É por isto que a gente vem lutando, pela igualdade de tratamento e valorização da mulher em qualquer esporte que ela pratica. É preciso derrubar qualquer preconceito com as meninas”, comparou.

Dayse Penna, secretária de Políticas para Mulheres, com a camisa amarela da Torcida pelo Brasil, comentou a união do grupo que ajudou com muito entusiasmo o Brasil a vencer a Itália por 1×0, gol de pênalti da Marta, a nossa camisa 10: “É o jogo da igualdade para as mulheres. O prefeito Samuca Silva é um grande incentivador das mulheres no esporte”.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula, também destacou a participação da torcida de servidores, unida pela seleção feminina, aproveitando a oportunidade que a prefeitura concedeu aos funcionários. Em todos os jogos do Brasil durante a semana, o funcionalismo está liberado 1 hora mais cedo, com exceção dos serviços de Saúde e Educação.

Vila Rica ganha novas áreas de lazer e convivência

0

Bairro de Volta Redonda recebeu, entre 2018 e 2019, a primeira creche em tempo integral do município, a Praça CEU e, agora, terá obra de drenagem

Os moradores do bairro Vila Rica/Tiradentes, em Volta Redonda, recebem na noite desta quarta-feira, dia 19, às 19h, três áreas de lazer e convivência totalmente revitalizadas. As praças ficam entre as avenidas 4 e 5 e têm espaço infantil, mesas para jogos, academia de ginástica para terceira idade e área verde.

O Centro de Convivência Giuseppe Stefano (Jardim do Éden) foi implantado às margens do Córrego Cafuá, na Avenida 5, após obra de contenção de encosta. O local recebeu quiosque, mesas de jogos com acessibilidade, pintura geral e iluminação pública. O ponto de ônibus também foi reformado e a sinalização horizontal reforçada.

A Praça Joaquina Coelho Nogueira (Dona Tininha), mais conhecida entre os moradores como Praça do Rodo, tem dois quiosques com mesa de jogos, bancos, academia de ginástica e playground para as crianças. O espaço foi totalmente revitalizado e reparado, recebeu novo piso e pintura geral. Na chamada Praça de Eventos, foi implantado piso de concreto, novos bancos e iluminação. As duas áreas ganharam ainda tratamento paisagístico.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, sua equipe atuou por cerca de 30 dias na recuperação das três praças de lazer e convivência.  “Os espaços, que ficam numa área comercial do bairro, atendem a moradores de todas as idades e também beneficiam as lojas do entorno, aumentando a circulação e permanência de pessoas no local”, falou.      

O prefeito Samuca Silva lembrou que essa é mais uma melhoria para o bairro Vila Rica. “Em dezembro de 2018, inauguramos a Praça CEU, o Centro de Artes e Esportes Unificados; já em fevereiro deste ano, a primeira creche em horário integral do município foi implantada no bairro”, falou Samuca.

Ele também anunciou que, ainda nesta semana, será iniciada uma obra para resolver um problema histórico no Vila Rica. “Será realizada a drenagem pluvial na Rua 24 para evitar alagamentos. A previsão é que o serviço seja concluído em cinco meses”, avisou o prefeito.   

Volta Redonda investe em prevenção na infância para combate às drogas

0

Segunda edição da Semana Municipal de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas está capacitando servidores e conscientizando famílias

Na próxima quarta-feira, dia 19, começa oficialmente em Volta Redonda a segunda edição da Semana Municipal de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas, realizada pela Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) e que segue até o dia 26 de junho. De acordo com o coordenador da CMPD, Ricardo Cunha, o tema deste ano é “Com álcool e outras drogas não se brinca. Prevenção ao uso de álcool e outras drogas começa na Infância”.

“Trabalhamos neste ano com a criança e a família, para que a gente possa fazer realmente a prevenção no início. Temos uma frase de efeito que usamos muito na campanha que é ‘Criança vê, criança faz’. O que acontece na infância não fica na infância, levamos para o resto da vida. Por isso, temos feito ações com crianças e jovens nas unidades escolares da secretaria de Educação e da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda)”, explicou Ricardo.

Ainda segundo o coordenador, apesar da Semana Municipal acontecer de 19 a 26 de junho, foram reunidos todos os setores públicos, empresas, comunitários e religiosos para promover a campanha durante todo o mês, com o intuito de atingir o maior número de pessoas possível.

“Na primeira semana do mês, já atingimos uma média de 3,6 mil crianças diretamente, mas nossa meta até o final do mês é alcançarmos aproximadamente 42 mil alunos da rede pública, do IFRJ (Instituto Feredal do Rio de Janeiro), servidores públicos das unidades de saúde e famílias, através do Programa Escola Preventiva”, afirmou Ricardo.

Para o prefeito Samuca Silva, a campanha vai além da conscientização imediata do público-alvo. “Esta campanha, além de ser fator de proteção para as crianças e adolescentes, demarca sobre a construção que estamos fazendo de políticas públicas em Volta Redonda, sobre a prevenção do uso de álcool e outras drogas”.

Equipe de Ginástica de Trampolim de Volta Redonda conquista quatro medalhas no Campeonato Brasileiro

0

Dez atletas representaram a cidade na competição que aconteceu em Ouro Preto

A equipe de Ginástica de Trampolim de Volta Redonda conquistou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim, que foi realizado durante cinco dias, no ginásio poliesportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Foram duas conquistas em equipe com as atletas: Maria Fernanda de Almeida, Ana Beatriz Ferreira, Júlia de Paula Souza, Kamile de Freitas Campos, Hellaine Vitória Pereira, na categoria pré- infantil feminino, com a medalha de bronze na prova de trampolim e uma medalha de prata na prova de duplo mini.

Além de duas conquistas individuais com o atleta Pedro Kayo Batista, que ganhou uma medalha da prata no tumbling, na categoria pré-infantil e uma medalha de bronze na prova de duplo mini, também na categoria pré-infantil masculino.

A secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, destacou que nossa cidade tem talentos e que essa conquista é muito importante para a cidade. “Estamos orgulhosos de fazer parte da formação de atletas da cidade, foi uma ótima conquista para a equipe que levou o nome da cidade e vem sempre disputando campeonatos e torneiros, obtendo resultados significantes. Esses são os frutos da dedicação da equipe da SMEL e da dedicação da gestão em apoiar nossos atletas”, disse.

Ao todo, foram cinco categorias disputadas pelos atletas no Campeonato Brasileiro: pré-infanto, infanto, infantil, juvenil e categoria adulta.

O professor da secretaria municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e treinador da equipe, Thiago Almeida, falou sobre a conquista dos atletas. “A competição foi excelente, estivemos presentes em oito finais e ganhamos quatro medalhas. Ao todo, foram 14 equipes do Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul competindo, apesar de 80% da equipe ser de novatos, o grupo foi muito bem e participou de finais. Com esse resultado que tivemos provavelmente teremos atletas classificados para o sul-americano. Vamos fazer uma pré-inscrição para saber quais são as possibilidades”, falou.

 O prefeito Samuca Silva parabenizou a equipe de Volta Redonda pelo importante êxito no Campeonato Brasileiro. “A equipe se saiu muito bem no campeonato e ficamos muito felizes com a conquista destas quatro medalhas. Sabemos da dedicação dos atletas e da equipe da SMEL, dos pais e familiares envolvidos neste trabalho tão importante. Nosso objetivo é sempre incentivar e fomentar o esporte na cidade, a participação deles em eventos tão grandes é maravilhosa. Parabéns aos nossos atletas”, afirmou Samuca.

O atleta, medalhista de prata e bronze, Pedro Kayo Batista, de 10 anos, enfatizou que a experiência foi muito boa e que está agora trabalhando para o sul-americano que acontece na Colômbia.

“Este ano ganhei prata de novo no tumbling e bronze na prova de duplo mini. Fiquei muito feliz e nossa equipe com os novos atletas conseguiu evoluir muito este ano. Agora vou me dedicar para o sul-americano que acontece na Colômbia. Me sinto bem em ser exemplo para outros atletas tanto na ginástica quando em outros esportes”, falou.

2ª Sessão Itinerante será no próximo dia 25 de junho.

0

O vereador Edson Quinto (PR) – presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda (exercício 2019), após avaliação com todos servidores envolvidos na primeira sessão itinerante de sua gestão, que aconteceu no dia 30 de maio, na APAE- na Rua 60, nº 1790, Bairro Sessenta, e após ouvir seus pares, concluiu que foi muito positiva e já tem data e local para a próxima – será no dia 25 de junho, às 18 horas, na Associação dos Amigos do Bairro Barreira Cravo, localizado na Rua 18, nº 1, Sam Remo, Volta Redonda.
Edson relata que além do balanço positivo da sessão itinerante, também faz questão de cumprir com seus planos de estar bem próximo do Cidadão, adicionando que a sessão do dia 30 na APAE recebeu um público de mais de 100 pessoas e, entende que no Barreira Cravo, os cidadãos vão marcar presença, “-muita gente que gostaria de acompanhar o trabalho do vereador e assistir a sessão ordinária vai aproveitar a oportunidade…”-garante o Presidente da CMVR.

O Projeto “Câmara Itinerante” é um instrumento da Câmara Municipal, voltado para a interiorização do Poder Legislativo, de suas atividades e interação com a comunidade, levando a sessão ordinária no bairro, facilitando a ida ao munícipe que sempre teve vontade de estar e lhe faltava tempo e oportunidade. A “Câmara Itinerante” atinge diversos objetivos, sendo eles:
-Popularizar os trabalhos Legislativos, aproximar o contato direto do vereador com a população de cada região do município; gerar a integração dos vereadores com a comunidade, reforçar a perspectiva de trabalharem juntos em prol de uma cidade melhor, entre outras; propiciar ao parlamentar, conhecer de perto o comportamento de cada comunidade.
Edson espera em conjunto com seus pares que a população compareça no dia 25 de junho, às 18:00 horas, na Associação dos Amigos do Bairro Barreira Cravo.

Sinal de Alerta ligado

0

Os últimos resultados do Volta Redonda  no Campeonato Brasileiro da série C assusta e mostra claramente para diretoria, comissão técnica e jogadores que o sinal de alerta foi ligado e se providências não forem tomadas de imediato o futuro do time estará comprometido.

A queda de produção é evidente e enquanto os adversários se recuperam a sequência de resultados negativos do tricolor exige  tomada de posição imediata para evitar o pior. O jogo contra o São José no próximo domingo será fundamental para inicio de uma reabilitação e  caso contrário pode representar fim de um sonho de ver o Voltaço de volta a série B  do campeonato brasileiro.

Geração futura é animadora

A renovação da seleção Brasileira é bastante animadora para as próximas competições. A garotada que está sendo lembrada pelo técnico Tite, vem correspondendo a nos deixa com a certeza que em breve, garotos como; Eder Militão (20), Richarlison (21), Lucas Paquetá (20), Vinicius Junior (18), Pedro (19), David Neres (21), Everton (22), sem falar de tantos outros que seguem ganhando espaço como; Rodrigo Dourado (21), João Pedro (17), Lincoln (19). Rafinha (18). Futuros craques que mostram claramente que o Brasil continua sendo o maior país revelador de talentos para o futebol mundial.

Campeonato Amador tem o primeiro WxO

O Campeonato Amador promovido pela LDVR (Liga de Desportos de Volta Redonda), teve mais uma rodada de emoção, futebol e confraternização de amigos. Jogos equilibrados e muita animação dos torcedores também registrou o primeiro WxO , quando uma das equipes não se apresenta. Aconteceu na partida entre Arrozal e São Geraldo, vencida pelo Arrozal.

Confira os resultados: Sub 40

Atlético 2 x 5 Oriente, Eldorado 1×3 Retiro, Real 2 x 4 Asa Negra, Bola Murcha 0 x 0 Ponte Preta, Coroados 1 x 1 Siderlândia e Arrozal W x O São Geraldo .

Confira os resultados: Sub 50

Asa Negra 1 x 0, São Luiz 3 x 2 De Repente, Retiro 1 x 0 Siderlândia, Monte Castelo 1 x 1 FEA e Novo Mundo 4 x 0 Coroados