Serão feitos exames de mamografia, raio-X e ultrassonografia, além do retorno dos atendimentos de oftalmologia no Estádio Raulino de Oliveira

O Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, que fica no Estádio Raulino de Oliveira, retomou as atividades nesta segunda-feira, dia 5. No local estão sendo disponibilizados, nesse primeiro momento, exames de mamografia, raio-X e ultrassonografia. Seguindo todas as orientações de segurança e prevenção contra a Covid-19, serão agendados três pacientes a cada meia hora. Com esse protocolo, serão realizados diariamente 32 exames de mamografia, 32 de raio-X e 40 de ultrassonografia.

O funcionamento do Centro de Imagem é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. No entanto, durante todos os sábados do mês de outubro haverá atendimento, como forma de reforçar a oferta de exames. A iniciativa faz parte das ações em comemoração ao Outubro Rosa, campanha que chama a atenção para a saúde da mulher. Serão ofertados 40 exames, sendo 20 na parte da manhã e outros 20 a tarde. Aos sábados o local funcionará das 8 às 17 horas.

Com a transferência do Centro de Doenças Respiratórias para o Hospital do Idoso, os atendimentos de oftalmologia na Policlínica Bernardino de Oliveira, que foram paralisados no dia 23 de março de 2020 por conta da pandemia, também irão retornar, a partir dessa quarta-feira, dia 7, tomando todas as precauções devidas de proteção e higienização.

Sendo assim, serão agendados pacientes com intervalo de 30 minutos entre as consultas. Inicialmente serão reagendadas as consultas que foram canceladas a partir do dia 23 de março e atendendo as emergências encaminhadas das Unidades Básicas de Saúde da Família. Durante os atendimentos, os pacientes serão orientados quanto ao uso obrigatório de máscaras, mantendo distanciamento e todas as orientações pertinentes às medidas de segurança, evitando a propagação do novo coronavírus.

E entre os dias 7 e 9 de outubro serão ofertados, aproximadamente, 140 procedimentos oftalmológicos, dentre eles: consultas, mapeamento, microscopia, fotoagulação, topografia e ceratometria. As consultas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Policlínica.

A secretaria municipal de Saúde, Flávia Lipke, destaca que todos os pacientes que estavam com agendamento serão contactados por telefone e que, portanto, não será necessário comparecer na Policlínica. Os atendimentos de primeira vez continuarão sendo agendados via SISREG, através das Unidades Básicas de Saúde da Família. Já os atendimentos de retorno seguirão uma ordem de prioridade cronológica, com a regulação dos especialistas.

Flávia Lipke ressalta que a volta das atividades seguirá todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação dos pacientes e profissionais de saúde. “Tudo será realizado de forma muito segura. É muito importante voltar com as consultas e exames, mas precisamos garantir a saúde de todos. Por isso estamos retomando as atividades de forma gradativa”, disse a secretária.