A atividade será realizada uma vez por mês, em diferentes bairros de Volta Redonda

Na tarde desta quarta-feira, dia 21, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Açude, a Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda realizou a Caravana ID Jovem (Identidade Jovem). A ação serviu para orientar os jovens sobre como adquirir a ID Jovem. A atividade será realizada uma vez por mês e em bairros diferentes.

A Identidade Jovem é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo (ônibus, trem, embarcação) interestadual (entre estados diferentes). Portanto não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro dos municípios. Estes benefícios estão garantidos dentro do Estatuto da Juventude, lei nº 12.852/2013 e conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Para ter a ID Jovem os interessados devem atender a alguns requisitos: idade entre 15 e 29 anos; renda familiar de até 2 salários mínimos; ter o NIS (Número de Identificação Social) e ter o cadastro único atualizado.

O coordenador Municipal da Juventude, Luciano Campos, lembrou que no município existem cerca de 7 mil jovens. “É muito importante fazer a ID Jovem chegar a todos os bairros da cidade, precisamos garantir o direito deles. A caravana municipal ID Jovem vai rodar os bairros, escolas e praças. Hoje temos quase 600 IDs emitidas e temos no município quase 7 mil jovens que tem o direito a emitir a ID, ou seja quase 10% dos nossos jovens”, explicou Luciano Campos.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância da ID Jovem. “A ID Jovem é um direito de todos os jovens e que permite benefícios culturais e esportivos, que são importantes para o desenvolvimento deles. Espero que todos os jovens de nossa cidade, que se encaixem no perfil, obtenham a ID Jovem e possam usufruir dos benefícios”, disse o prefeito.  

A dona de casa Rosilene Batista de Souza foi até o CRAS, acompanhada de sua filha Hevellyn de Souza. “Eu fiquei sabendo dessa ação por meio do facebook e vim com minha filha. Acho importante sim, pois são benefícios interessantes”, comentou Rosilene. “Eu gostei muito, principalmente pela questão do desconto em transporte interestadual”, disse Hevellyn.