Então é hora de iniciarmos o ano novo!!

Todo fim de ano, é aquela história… Encontros, confraternizações, festas… muitas festas!. E mesmo sem querer, acabamos comendo um pouco a mais e até mesmo em exagero. Afinal, fim de ano e festas combinam com exageros. Mas o ano seguinte sempre chega e com ele a listinha de metas e pedidos.

E sempre entra a tal da alimentação, seja para perder uns quilinhos ou só pra ser mais saudável mesmo.

E, por que não dizer, desintoxicante! Já que os exageros na gordura, no açúcar e bebida alcóolica, foram maiores que o usual.

Pois é, exagerar na alimentação e derrapar na dieta saudável não significa apenas correr o risco de engordar, mas intoxicar o organismo. Muitas toxinas ingeridas e absorvidas pelo organismo acabam por oferecer alguns riscos, como causar cansaço e sonolência, incomodar o estômago e baixar a imunidade, além de representar fator de risco para diversas doenças, como aumento da pressão arterial.

Pensando nisto, preparamos algumas dicas para correr na frente, no ano que se inicia.

1 – Beber 2 litros de água. Os chás diuréticos (como o Hibisco) entram nessa dica.

 A água é capaz de “lavar” o organismo e levar embora boa parte das toxinas e resíduos indesejados de maneira natural. Além de hidratar e contribuir para a eliminação das fezes de forma mais eficiente.

2 – Comer mais vezes ao dia.

Fazer de 4 a 5 refeições por dia é uma forma de fazer o corpo queimar mais aquela gordurinha indesejada.

3 – Coloque cores nas refeições.

Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, é uma forma de consumir fibras de forma natural e aumentar a saciedade e de quebra perder uns quilinhos.

DICA: O LIMÃO é uma excelente fruta para desintoxicar. Podendo ser consumido logo pela manhã, antes do café da manhã. Meia unidade espremida, diluída em água, já é suficiente.

DICA DE SUCOS DETOX:

SUCO 1: Bater 2 rodelas de gengibre (raiz) ou 1 colher de café rasa de gengibre em pó + 1 fatia de abacaxi + meia maça com casca + meia xícara de COUVE, SALSINHA E CHICÓRIA + 1 colher de sobremesa de FARINHA DE LINHAÇA DOURADA + água à gosto = Tomar 250 ml

SUCO 2: Bater meia xícara de pepino com casca + suco de 1 laranja + folhas de salsinha + água à gosto = Tomar 250 ml

4 – Faça boas escolhas

Trocar os alimentos brancos refinados, por cereais integrais é uma boa opção.

Assim como, trocar a carne com gordura pela carne magra ** branca (frango ou peixe), ** vermelhas (suína ou bovina).

DICA: As carnes vermelhas mais magras e seu modo de preparo: lagarto redondo ou quadrado (assado ou bife), músculo (cozido, ensopado), patinho (moído, ensopado), chã de dentro (bife, ensopado, cozido), filet mignon (bife)

5 – Evite bebidas alcóolicas, refrigerantes e frituras

Além de sobrecarregar muitos órgãos, o corpo sente dificuldade de neutralizar as toxinas e acaba por absorvê-las. Por isso, deve ser evitado durante esse período.

6 – Exercite-se

Além de liberar hormônios, causando bem-estar. A atividade física ajuda na eliminação de toxinas pelo suor e contribui para que o alimento não fique parado por muito tempo no intestino. A associação é perfeita!

Seguindo essas dicas simples por um período de 7 a 10 dias, é possível eliminar as toxinas, se sentir desinchado e mais magro… mas de quebra, muito mais saudável.

E a única coisa que vai sobrar das festas são as boas lembranças. Nada de toxinas! E Feliz vida nova!

Auri Moraes
Nutricionista