Os clubes se reuniram na tarde desta segunda-feira (21), na sede da Entidade, para o Conselho Arbitral que estabeleceu o regulamento, sorteio dos grupos e a tabela do Campeonato Carioca 2020. Foi confirmado que se uma equipe vencer os dois turnos, será campeã automaticamente do Estadual, caso não haja outro clube com mais pontos na classificação geral. Neste caso, seria realizada uma final em dois jogos, com a vantagem para o campeão dos dois turnos.

A Taça Guanabara terá cruzamento entre os grupos, e os jogos da Taça Rio serão entre equipes da mesma chave. Em relação aos estádios, apenas os jogos classificatórios poderão ser disputados fora do Rio de Janeiro. Semifinais e finais, entre os quatro times considerados grandes, serão, somente, no Maracanã ou no Nilton Santos. Caso aconteça semifinais ou finais entre um grande e um pequeno, ou entre equipes menores, poderá existir um acordo entre as partes, podendo os jogos serem realizados em outras praças, como em São Januário, Raulino de Oliveira e Elcyr Resende.

A Seletiva do Carioca está mantida e começará ainda em 2019, no dia 21 de dezembro, e irá até o dia 12 de janeiro. America, Americano, Friburguense, Macaé, Nova Iguaçu e Portuguesa integram esta fase inicial. Os dois primeiros colocados avançam à fase principal. Os quatro restantes disputam o Grupo X. Nesta chave, os dois últimos são rebaixados à Série B1 do Carioca de 2020. A dupla que se salvar, garante permanência para a próxima Seletiva.

Novidade em 2019, o VAR está confirmado como ferramenta da arbitragem. Ele será utilizado nas semifinais e finais dos turnos, nas gerais e também em clássicos. A cabine do árbitro de vídeo terá um representante de cada clube e o custeio médio será de 40 mil por jogo.

CARIOCA 2020 – GRUPOS

Grupo A: Flamengo, Botafogo, Bangu, Cabofriense, Boavista e 1º da Seletiva.

Grupo B: Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Madureira, Resende e 2º da Seletiva.

PRIMEIRA RODADA

Vasco x Bangu

Cabofriense x Fluminense

Volta Redonda x Botafogo

2º colocado da Seletiva x Flamengo

Madureira x 1º Colocado da Seletiva

Resende x Boavista

Definidos os oito classificados para as quartas de finais

O Campeonato Municipal de Futebol promovido pela Liga de Desportos de Volta Redonda (LDVR) chega a sua fase decisiva. Oito equipes: Santos, Galileu, Santa Rita, Polêmicos, Inter Califórnia, Aston Vila, Interclubes e Talento Jovem avançam para a próxima fase.  Confira os resultados do final de semana:

Polêmicos 2 x 2 Asa Negra, Nos pênaltis 4 x 3 (Polêmicos) Santa Rita 10 x 0 Atlético VR, São Pedro 0 x 0 Santos, 4 x 2 nos pênaltis (Santos), Inter Califórnia 1 x 0 Amigos do Retiro, Galileu 4 x 2 Meninos da Vila, Corinthians 0 x 0 Aston Vila  Nos Pênaltis 7 x 6 (Aston Vila) Remo 1 x 3 Talento Jovem  e União da Vila São Geraldo 2 x 2 Inter Clube, nos pênaltis 5 x 4 (Inter Clube) .

Festa de fim de ano dos boleiros será no Retiro

O dia sete de dezembro será de festa para os craques que num passado recente fizeram a alegria dos torcedores da região. O encontro denominado “3º Encontro Boleiros “, vai reunir a partir das oito da manhã no campo do Retiro, atletas dos anos 60 e 50, numa festa de confraternização e muito futebol.

Os interessados em participar devem levar Chuteira e um quilo de alimento não perecível que serão doados para o natal das famílias carentes. A doação de alimentos é opcional. 

Manoel Alves (ACERJ 0242)