Acontece amanhã o III Simpósio Água Boa, que faz parte das comemorações dos 10 anos do Comitê de Bacia Hidrográfica Médio Paraíba do Sul. O evento será às 13h30 no Centro Cultural do UniFOA, Campus de Três poços, em Volta Redonda-RJ, e vai abordar vários temas e projetos voltados à melhoria da quantidade e qualidade de água e todo meio ambiente.

A programação conta com palestras de profissionais que atuam na região do Médio Paraíba do Sul, que visam a difusão de conhecimentos sobre ações estratégicas que apoiem o desafio da gestão dos recursos hídricos. O objetivo maior é difundir a discussão sobre a gestão das águas, bem como apresentar o trabalho do Comitê, responsável pela gestão dos corpos hídricos afluentes do Rio Paraíba do Sul, na Região Hidrográfica III do estado do Rio de Janeiro, que compreende 19 municípios. A atração cultural ficará por conta da Orquestra de Violinos, do projeto “Volta Redonda, Cidade da Música”, mantido pela prefeitura.

Outro destaque da programação será a premiação do III Concurso de Projetos de Boas Práticas Ambientais e do Concurso de Fotografia “Água: avanços e desafios”. O concurso de Boas Práticas visa conhecer e tornar públicas as iniciativas ambientais realizadas na região do Médio Paraíba do Sul, de grande importância para a conscientização da população, que ainda poderão servir de molde para outras instituições e municípios aplicarem os bons e bem-sucedidos projetos. O concurso englobou oito linhas temáticas e recebeu vários projetos de prefeituras, organizações sociais, instituições de ensino públicas e privadas e empresas. Já o concurso de fotografia, teve como tema a “Água: avanços e desafios”, e cada participante pôde concorrer com até duas imagens, uma retratando avanços (belezas, paisagens, etc) e outra retratando os desafios (problemas como poluição, esgoto, lixo, etc).

O III Simpósio Água Boa é aberto ao público que, para participar, deve fazer sua inscrição gratuita no site www.cbhmedioparaiba.org.br. Informações pelo telefone (24) 3337 5661.

Palestras:

“Funções das florestas nativas na conservação dos recursos hídricos e

suas implicações socioambientais na região do Médio Paraíba”. Cristiana do Couto

Miranda – IFRJ, Campus Pinheiral

“Poluentes Emergentes: Novos Desafios”. D.Sc. Patrícia Alves Carneiro – UFF, Campus Volta Redonda

“Pegada Hídrica – Companhia Siderúrgica Nacional”. Antônio Carlos Simões de Santana Filho – CSN

“Realização do CBH-MPS nos 10 anos e perspectivas – CBH-MPS”. José Arimathéa Oliveira – IFRJ, Campus Pinheiral

Sobre o Comitê Médio Paraíba do Sul:

Sediado em Volta Redonda – RJ, o Comitê de Bacia Hidrográfica Médio Paraíba do Sul, que neste ano completa 10 anos, é um órgão colegiado, sem fins lucrativos, formado por representantes da sociedade civil, poder público (municipal, estadual e federal) e usuários de água dos rios da Região Hidrográfica III do estado do RJ, que compreende a região constituída pela bacia do Rio Preto e pelas bacias dos rios afluentes do curso médio superior do rio Paraíba do Sul no estado do Rio, abrangendo, integralmente, os municípios de Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, assim como, parcialmente, os municípios de Barra do Piraí, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Piraí, Rio Claro, Três Rios e Vassouras, situados na região sul fluminense do Estado. Sua função principal é promover a gesto participativa dos recursos hídricos de sua área de atuação, trabalhando para a manutenção e melhoria da qualidade e quantidade de água.