Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio sediou quinta edição do projeto em 2018 e beneficiou crianças do bairro e comunidades vizinhas

Crianças do Retiro e bairros vizinhos foram beneficiados pela quinta edição do Papai Noel nos Bairros 2018. Cerca de 1,5 mil brinquedos foram distribuídos e ainda houve atividades esportivas e de lazer, além do caminhão da Brinquedolândia. O evento, nesta segunda-feira, dia 17, teve uma característica marcante, enquanto o Papai Noel entregava os brinquedos, grupinhos de crianças já brincavam com os presentes que acabaram de ganhar.

Os  primos Henrique e Davi, de 12 anos, e Luiz Felipe, de 9 anos, todos moradores do Retiro, jogavam Dama e Trilha. “Minha mãe nos deixou aqui e vem buscar mais tarde. Aproveitamos para brincar juntos com o jogo novo”, disse Henrique. Matheus e Gustavo, de 7 anos, moradores do Jardim Cidade do Aço,também usavam o jogo de raquete que ganharam do Papai Noel. “Abri logo meu presente, temos que jogar em dois e aqui tenho vários colegas”, falou Matheus. O jogo Equilibrista Maluco também era uma das opções.

Edson Pio Alves, morador do Retiro, estava com o filho Theo, de 5 anos; e assobrinhas Beatriz, de 10 anos, e Emanuelli, de 7 meses. “Vim pela primeira vez. Adorei a iniciativa. As crianças ficam felizes com os presentes, com a foto com o Papai Noel. É uma boa maneira de começar as férias”, disse.

Janaína Gonçalves, que mora do bairro Vila Brasília, levou a filha Alana, de 5 anos. “Viemos no ano passado e fiquei muito satisfeita com a organização do evento. Não há tumulto na distribuição dos presentes e ainda há atividades extras”, afirmou.

A secretária de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, explicou que são organizadas duas filas. Uma para quem quer tirar foto com o Papai Noel e outra para as crianças que querem somente pegar o presente. “Assim damos agilidade à distribuição dos brinquedos”, explicou, lembrando que neste ano foram programadas duas edições a mais do Papai Noel nos Bairros. “Quanto mais próximo de casa o evento é realizado, mais comodidade para a população”.  

O projeto será realizado em sete bairros em 2018. Os próximos beneficiados são moradores do bairro Santa Cruz, nesta terça-feira, dia 18, no Ginásio Poliesportivo José Alves “Zinho”, Avenida dos Ex-combatentes. Na quarta-feira,dia 19, o Papai Noel nos Bairros será encerrado no São Geraldo, no Ginásio Poliesportivo Francisco Nascimento, na Rua cap. Bl. Bragança, nº 888.

A programação inclui atividades esportivas e recreativas em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) e Brinquedolândia por conta da equipe da Secretaria de Ação Comunitária (Smac), das 13h às 16h; a distribuição de presentes pelo Papai Noel é feita das 16h às 19h; e às 18h tem apresentação cultural. O projeto já esteve no Açude I, Santo Agostinho, Vila Rica-TrêsPoços, Siderlândia e Ponte Alta.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembrou que no ano passado foram distribuídos cerca de dez mil brinquedos e que, neste ano, o número deve chegaras 12 mil crianças, até 12 anos, beneficiadas. “A ideia de levar o Papai Noel aos bairros foi um grande acerto em 2017 e resolvemos repetir e ampliar o alcance do projeto em 2018. As ações descentralizadas alcançam maior número de pessoas e dá mais conforto à população, evitando o deslocamento até o centro da cidade”, acredita Samuca.