1. Palestra para secretarias e autarquias sobre sistema de gestão de projetos aconteceu no auditório da SMAC

O Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) ligado ao Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov) da Prefeitura de Volta Redonda realizou nesta quarta-feira, dia 05, uma palestra para cerca de 40 representantes de diversas secretarias municipais e autarquias sobre o sistema Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse), do Governo Federal. O encontro de capacitação aconteceu no auditório da Secretaria de Ação Comunitária, SMAC, no bairro Aterrado. E teve como objetivo abordar a capacitação de recursos nas esferas federais, estaduais e municipais.

O gerente municipal de convênios, Silvio Gomide, ressaltou a importância do ciclo de palestras de capacitação para a construção de projeto para 2019.

“Essa é a terceira palestras de um ciclo de capacitação que estamos oferecendo aos funcionários. Cada secretaria e autarquia mandou um representante para comparecer a essas palestras. Eles estão recebendo essas capacitações para colaborar com a elaboração de projetos. Assim, conseguindo a captação de recursos, nosso objetivo é trabalhar em conjunto. Essas ações apresentadas são para a elaboração de projetos para o próximo ano”, explicou.

Neste encontro, foram apresentadas as diretrizes do Plano Plurianual Participativo (PPP), a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual da União. Para Lúcia Silva, diretora de gestão de processos, da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, as palestras são de grande importância para a orientação dos projetos.

“É de suma importância o trabalho do Escritório de Gerenciamento de Projetos – EGP junto as secretarias, dando orientação sobre projetos e convênios, o intuito é aumentar o ingresso de recursos produtivos, tanto financeiros como materiais, e esses investimentos são necessários para o crescimento de Volta Redonda. A STMU será capaz de elaborar projetos e se adequar aos ministérios”, contou.

O secretário, Fabiano Souza, reforçou a importância desse tipo de palestra. “É fundamental e precisamos estar alinhados. Porque envolve tempo, prazo de inserção de propostas. A gente trabalha com recursos e capacitar os funcionários melhora os processos. É muito importante mostrar para esses órgãos ca importância desses recursos para o município”, comentou.