CMEI Maria dos Santos Ribeiro Hygino já está em funcionamento no bairro Vila Rica e vai atender a 200 crianças

“O espaço é muito bom, os profissionais são bem atenciosos. A escola está bem bonita e a estrutura é maravilhosa”. Esse foi o depoimento do metalúrgico Tiago Nicolau de Souza, pai do pequeno Samuel, de dois anos, durante a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria dos Santos Ribeiro Hygino, no bairro Vila Rica, na manhã desta terça-feira, dia 12. Primeira creche com atendimento em tempo integral para todas as turmas no município, a unidade vai atender 200 crianças, de 6 meses a 3 anos, divididas em duas turmas de berçário, três de maternal I, três de maternal II e duas de maternal III.

“Vou morar na Rua 30, aqui no Vila Rica, e pra mim melhorou, por conta da mudança. A creche ficou muito boa, vai ajudar muitas mães iguais a mim, que precisa trabalhar. As tias cuidam bem direitinho”, contou a operadora de Telemarketing, Rariane Machado, que já matriculou o filho Heitor.

Mães e pais de crianças matriculadas na unidade participaram da inauguração realizada pelo prefeito Samuca Silva e que contou com a presença de secretários municipais, presidentes e diretores de autarquias, representantes das comunidades beneficiadas, além de vereadores e outras autoridades.

Samuca Silva agradeceu o esforço de todos os envolvidos para que a unidade pudesse ser inaugurada. “Estive acompanhando essa obra que estava parada. Para nós, entregar esse espaço funcionando é fundamental, mas também gratificante. A responsabilidade desse governo é não parar a cidade, mesmo com os problemas enfrentados”.

Muito emocionada, a secretária municipal de Educação, Rita Andrade, ressaltou a homenagem feita à Maria dos Santos Ribeiro Hygino, que teve seu nome dado à unidade escolar.

“Foi professora, mãe, avó, esposa. Esta é uma bela homenagem a esse ser humano que conheci há muito tempo. Acho que nada vai superar a satisfação que tive hoje. Que essa escola traga alegria e saber para nossas crianças”, afirmou Rita.

O presidente da Associação de Moradores do Vila Rica, Milton Pereira, falou sobre a importância do Centro de Educação Infantil para a comunidade e regiões próximas.

“Sabemos que isso é fundamental e maravilhoso. Quero agradecer a todos que participaram. Isso é importante para todos nós, nossos filhos, netos vizinhos”, comentou Milton.

Investimento foi de mais de R$ 2 milhões

A creche segue o padrão do Governo Federal e as obras foram fiscalizadas pelo IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A obra do Centro Municipal de Educação Maria dos Santos Ribeiro Hygino teve investimento de R$ 2.273.795,68.

A nova unidade contará com 10 salas de atividades, sala multiuso, sanitários com acessibilidade (adulto e infantil), secretaria, sala de professores/reuniões, sala de direção, almoxarifado, lactário, solário, depósitos, lavanderia, refeitório, cozinha, pátio coberto, playground e jardim/horta.

O Centro Municipal contará com uma equipe técnica composta por diretora, vice-diretora, dirigente de turno, professor orientador, secretária, oito professores, 22 auxiliares de educação, duas merendeiras e quatro serventes.