????????????????????????????????????

Organizado em conjunto com a Sala de Leitura, Clube do Livro tem como objetivo estender o trabalho de leitura para o contexto familiar

Nesta quarta-feira, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data não é à toa, pois homenageia o escritor Monteiro Lobato nascido no mesmo dia. Para comemorar a data, o Jardim de Infância Municipal Professora Julia Varella, no bairro Vila Nova, lançou a edição 2018 do projeto Clube do Livro. Organizado em conjunto com a Sala de Leitura da unidade, o projeto tem como objetivo estender o trabalho de leitura para o contexto familiar.

A diretora do Jardim de Infância, Francine Nardy, explicou que através do empréstimo de livros para os alunos, os pais podem trabalhar a temática da leitura em casa. “A ideia é estender a prática de leitura das salas de aula para as salas de casa. Então, toda semana o aluno pega emprestado um livro para ser lido em conjunto com a família. No início da semana, ele retorna com o livro e tem a oportunidade de trocar informações sobre a história lida na roda de conversas”.

Durante o evento do Clube do Livro, os pais puderam participar juntamente com os filhos das cinco oficinas que foram oferecidas, todas com temáticas diferentes para o mesmo hábito: a leitura. “As oficinas trabalham as diversas formas de trabalhar a leitura como em teatros, fantoches, massas de modelar, sala de leitura e por caracterização, possibilitando assim, que os alunos conhecessem diversos títulos, de forma dinâmica e prazerosa”, completou Francine.

A responsável pela Sala de Leitura da Secretaria de Educação, Flaviana Serafim, explicou que o empréstimo de livros promove a interação entre pais e filhos, principalmente para alunos pequenos que ainda não lêem. “Como o homenageado do dia, Monteiro Lobato, dizia: ‘Um país de faz de homens e livros’. Então não existe idade para ler, quanto mais cedo se começar, mais resultados vão ter. Ao garantirmos esse direito da criança, incentivamos para que no futuro, tenhamos bons autores e escritores”.

Ela ainda destacou que mesmo em meio às tecnologias de hoje em dia, o livro é muito importante para o desenvolvimento do aluno. “A tecnologia está a todo o momento em nossas mãos, por isso é importante que o livro também esteja nas mãos dos pais para que se crie o hábito”.

Para a professora e mãe do pequeno Igor, de 3 anos, Daniele Câmara, o incentivo para a leitura deve ser destacado também em casa. “Esse projeto é muito relevante para os nossos filhos, e não precisa de muito recurso, só o hábito de tirar um tempo para a leitura individual, a contação de histórias, criação de métodos como fantoches ou massinhas já atrai a atenção da criança e cria nele um desejo pela leitura”, enfatizou.

UNIDADE ESCOLAR – O Jardim de Infância Municipal Professora Julia Varella está situado na Rua Ana Moura Milward de Azevedo, 341, Vila Nova. Atende cerca de 190 alunos da Educação Infantil entre Maternal III e Pré II com idade de 3 a 5 anos.