1. Contratação de dentista para o PSF Belo Horizonte foi determinada pelo prefeito; visitação teve a finalidade de fiscalizar os serviços oferecidos à população

Partindo da premissa que o atendimento em saúde precisa ser melhorado sistematicamente a cada dia, o prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable, o Secretário de Saúde, Sérgio Gomes e o subsecretário de Saúde, Silvio Daniel, visitaram na manhã desta terça-feira (21) a Clínica da Família Amilta Pedroso Marins, o PSF Belo Horizonte e a UBS Ismael de Souza, todos no bairro Vista Alegre. Acompanhado do presidente da Associação de Moradores da localidade, José Reis da Silva, a equipe foi conferir as necessidades e demandas de cada unidade, incluindo profissionais, mobiliários e medicamentos.

Na Clínica da Família, a equipe foi recebida pela enfermeira Kelly Cristina. Na unidade, Rodrigo Drable e Sérgio Gomes verificaram as condições da farmácia e, os medicamentos disponíveis. Também foi analisado o estado de conservação do imóvel. Uma capina na área externa da Clinica da Família foi determinada pelo prefeito junto ao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

A Clínica da Família registra em média cinco mil atendimentos/mês com consultas em clinica geral, pediatria, fonoaudiologia, nutrição, assistência social, odontologia e psicologia. A enfermagem fica responsável pela realização de exames preventivos, puericultura, pré-natal e teste do pezinho em bebês.

A técnica de enfermagem Jorgina de Freitas recebeu o prefeito no PSF Belo Horizonte e explicou que a média mensal da unidade é de 1,2 mil atendimentos. No local, Rodrigo ouviu as sugestões dos pacientes que aguardavam atendimento, sendo a principal delas a contratação de um dentista. Ele determinou a contratação do profissional e explicou alguns detalhes pertinentes à área da saúde no município. “Quando assumimos a prefeitura, os remédios eram superfaturados. O município pagava R$ 20 por medicamentos que custavam R$ 1. Com relação à contração do dentista, atualmente contamos com 18 especialistas em odontologia, mas nossa meta até dezembro deste ano é aumentar esse quantitativo para 28”, detalhou.

Ainda no PSF, o secretário de Saúde disse que a previsão é de que a contratação do dentista ocorra, em no máximo, 60 dias. Outra solicitação do prefeito, foi o encaminhamento de uma cota de atendimentos de pacientes de odontologia do PSF Belo Horizonte para a Clínica da Família, além da limpeza da fachada externa do imóvel, pintura do muro e da tela de proteção.

Na UBS Ismael de Souza, que também realiza em torno de 1,2 mil atendimento/mês, Rodrigo Drable, verificou as condições estruturais da unidade. “Essas visitas visam perceber o que está acontecendo nas unidades não somente pela ótica do poder público, mas também pela visão dos pacientes. Nosso objetivo é melhorar a qualidade dos serviços de saúde, humanizar o atendimento, com a atenção e o carinho que a nossa população merece”, disse o prefeito.

O secretário Sérgio Gomes destacou que o atendimento de Saúde com qualidade nas unidades desafoga o pronto atendimento da UPA e da Santa Casa. “As pessoas têm a comodidade e o conforto de serem atendidas próximas de suas casas. Outra vantagem é redução nas filas na UPA e na Santa Casa”.

MELHORIAS – Em janeiro de 2017, a situação principalmente da Saúde no município era caótica: UPA e UTI neonatal do Hospital da Mulher fechados, postos de saúde sem funcionamento, carência de médicos e falta de medicamentos. Rodrigo lembrou que unindo esforços, em março do ano passado, a UTI e a UPA voltaram a funcionar. Os postos e saúde foram reabertos e a prefeitura realizou licitação para a compra de remédios a preço justo. “A saúde avançou, porém queremos muito mais. Nossa vontade tem sido maior que a nossa capacidade financeira. Essa vontade é que nos move na busca constante pela melhoria dos serviços públicos”, concluiu o prefeito.