Mulheres ganharam palestras preventivas e uma tarde para cuidar da beleza com massagens, maquiagem e corte de cabelos

Em mais uma ação para marcar o Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh) e a Câmara Municipal de Vereadores promoveram atividades no plenário da Casa Legislativa, nesta quarta-feira, dia 23, das 15h às 17h.  As mulheres participaram de palestras com o foco na prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero e ganharam uma tarde de beleza, com maquiagem, corte de cabelos, massagem, além de uma exposição de artesanato e doces.

A secretária América Tereza lembrou que tem visitado os bairros, ginásios poliesportivos e os grupos de convivência da Melhor Idade, levando informações para as mulheres realizarem o autoexame e orientando sobre como solicitar, na rede pública de Saúde, o exame de mamografia.

“Estamos trabalhando e visitando as mulheres nos bairros, levando as informações para todas elas nos grupos de convivência e orientando sobre a prevenção contra o câncer de mama, porque as mulheres tem que se amar e cuidar de sua saúde”, destacou.

O presidente da Câmara, vereador Edson Quinto, afirmou que a parceria com a Smith para falar do Outubro Rosa é bem-vinda e que estenderá a parceria para o Novembro Azul, com a campanha para realização do exame de prevenção ao câncer de próstata. Ele anunciou que doze refletores nas cores rosa foram instalados no prédio do Poder Legislativo. Os vereadores Fernando Martins, Neném e Rosana Bergone também participaram do evento e elogiaram o empenho da secretária municipal para o êxito da campanha preventiva.

As palestras foram feitas por acadêmicas de Medicina da UniFoa (Centro Universitário de Volta Redonda), como Renata Devechi, que abordou a prevenção ao câncer de mama e a importância de alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e exames de mamografia para mulheres dos 50 aos 69 anos de dois em dois anos.  Já Tainá Aime citou a vacinação contra o vírus HPV, no caso do câncer do colo do útero, para meninas dos 9 aos 14 anos. Outra forma preventiva indicada por ela é o exame papanicolau para mulheres dos 25 aos 64 anos.

A empreendedora Miclaine da Costa, 26 anos, que vende doces para festas e casamentos e participou da exposição dos produtos na Câmara comentou a iniciativa. “Muito importante este evento pela intensidade de informações prestadas às mulheres. As pessoas têm que perder o medo e falar mais sobre o câncer de mama, assim reforçamos a prevenção”, frisou.