Servidores de Volta Redonda fazem capacitação sobre elaboração de projetos para captação de recursos

0

Curso vai durar dois dias e faz parte da grade de capacitações da Escola de Governo

Um grupo de servidores de diversas áreas da Prefeitura de Volta Redonda participou na manhã desta quarta-feira, dia 27, de uma capacitação sobre elaboração de projetos para captação de recursos. O curso vai durar dois dias e faz parte uma série de capacitações que serão promovidas neste ano pela Escola de Governo e Gestão do município. Cerca de 40 servidores participaram do curso.

Na primeira etapa os servidores estão aprendendo a formular os projetos, conforme legislação, preceito técnicos, respeitando o formato padrão de um projeto eficiente.

“Eles estão aprendendo como se escreve o objetivo, como detalhar a meta, onde e como o recurso é captado. O objetivo basicamente é melhorar a elaboração dos projetos e se antecipar nessa etapa da captação de recursos”, explicou o diretor de Modernização da Secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão, Igor Alves, que faz parte da direção da Escola de Governo e Gestão.

A oficina foi conduzida pela especialista em políticas públicas e captação de recursos, e também funcionária do Escritório de Gerenciamento de Processos da prefeitura de Volta Redonda (EGP), Rita Souza, onde contou que está sendo construído um banco de dados para facilitar a implantação de projetos no sistema de convênios do Governo Federal.

“As pessoas tem muita dificuldade de trabalhar com esse sistema. Então vai facilitar para que os servidores públicos tenham acesso aos programas disponíveis pela OGU (Orçamento Geral da União). Então é muito importante a capacitação para que eles saibam que existem programas que possam ser acessados em benefício do cidadão. O apoio do prefeito Samuca é muito importante para isso. Ele foi o precursor de trazer essa tecnologia pra cá”, contou.

O secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo, explicou que “A capacitação de servidores na Prefeitura é um ideal do nosso Prefeito, e essa capacitação vai permitir nossos servidores a melhorar a captação de recursos e esses recursos serão importantes para que tenhamos uma cidade cada vez mais moderna e atender as demandas dos nossos cidadãos”.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, só com os servidores capacitados é possível melhorar o atendimento. “Essas capacitações que estão sendo desenvolvidas atendem ao objetivo da Escola de Governo, que é melhorar a qualidade do serviço público. E a gente só consegue melhorar a qualidade do serviço público se tivermos servidores capacitados”, comentou o prefeito.