As mais de seis décadas do município estão sendo comemoradas com atividades durante todo mês

Volta Redonda completou 65 anos nesta quarta-feira, dia 17, e para comemorar, além de todas as atrações já realizadas durante a semana, o dia foi de muitas atividades na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. Além do tradicional corte do bolo e hasteamento das bandeiras, a festa contou ainda, na parte da amanhã, com atividades na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, Feira de artesanato, apresentação do Grupo da Melhor Idade, lançamento de Gibi, inauguração de totem, apresentação do Ballet da Secretaria Municipal de Educação e de Tambores de Aço da Fundação CSN. Cerca de 2 mil pessoas estavam presentes nessa primeira etapa de comemoração.

Durante a cerimônia foram homenageados filhos de Volta Redonda que tem destaque nacional e internacional como: José Carlos Tedesco, Thiago Pereira, Henrique de Almeida Ávila, Luís Antônio dos Santos, Cláudio Adão, André Vital da Silva (Dedé), Thatiana Brasil, Ysnaldo dos Santos Gonçalves (in memorian), Felipe Melo. O prefeito Samuca Silva homenageou ainda personalidades brasileiras como Dedé Pederneiras, Robson Caetano, Erica Paes e empresários que fizeram e fazem história na cidade como Mauro de Oliveira Pereira, Osmar Fernandes de Souza, Abílio Ferreira Marques, Eduardo Abrantes, Jerônimo Pereira dos Santos e Keysabro Chokyu.

O prefeito Samuca Silva destacou que a festa de comemoração aos 65 anos de Volta Redonda foi desenhada para homenagear pessoas que saíram do município para representar a cidade. “Nós temos valores aqui todos os dias, nós temos valores que estão no mundo inteiro. Hoje é dia de homenagear as pessoas que saíram daqui para representar nossa cidade, assim como eu. Aproveitamos para homenagear também brasileiros que são destaques em diversas áreas e que nos motivam a ser melhor a cada dia”, disse Samuca.

Com um discurso longo e emocionado, o prefeito Samuca Silva ressaltou que o seu governo é feito com a participação da população. “Não podemos perder o respeito pelas pessoas, acreditar no bem. Eu acredito no ser humano, que é possível fazer um política do bem, transformadora, e que levante as pessoas para a participação social, sem cor de partido político. Se tem uma coisa que ninguém pode negar é que esse governo está levantando essa cidade, com a participação popular. Se estamos nas redes sociais respondendo a cada crítica, ouvindo cada cidadão, quer dizer que estamos preocupados com o que nós seremos no futuro. E eu sei o que eu quero para nossa cidade no futuro. Quero Volta Redonda gigante. Que nossas famílias não sejam desmanchadas por falta de oportunidades de emprego, que a população tenha um atendimento digno na saúde e que cada pessoa tenha educação de qualidade”, explicou o prefeito.

Samuca Silva destacou que a receita da cidade cresceu R$120 milhões sem aumentar nenhum imposto, mas que foram pagos só em precatório, em dois anos, cerca de R$90 milhões. “Com muita dívida para pagar, crescemos como receita, mas não serviu para investir em quase nada na cidade. Contudo, se não pagássemos ficaríamos paralisados. Mas a cidade não para. Tenho uma equipe que é aguerrida”, disse o prefeito.

Ainda durante o seu discurso Samuca fez um balanço do que foi construído em dois anos e meio de governo. “Fomos a cidade do emprego em 2018,  viabilizamos a implantação do novo shopping, ajudamos a inaugurar o Hospital Regional, compramos o Hospital Santa Margarida, inauguramos a Rodovia do Contorno, reabrimos o Restaurante Popular, abrimos a  Clínica de Diálise, aumentamos a capacidade e bombeamento de água nos bairros Açude e Três Poços, inauguramos o Hospital do Idoso, criamos a estratégia de colocar a iniciativa privada para administrar o Hospital do Retiro, fizemos a municipalização da BR-393, municipalizamos também  UPA, implantação do ônibus sem tarifa, trocamos 100% das lâmpadas das escolas municipais pra LED, 90% das escolas hoje tem banda larga, reformamos o Parque Aquático e do Zoológico, ganhamos o prêmio Prefeito Empreendedor, inauguramos três  Unidades de Saúde da Família, uma creche em tempo integral, reformamos a Fazenda do Ingá, quatro mil árvores foram plantadas, somos a terceira cidade mais transparente do Brasil, a terceira que mais investiu em saúde em 2018 e zeramos a fila de espera para o exame de mamografia, inauguramos a Arena Esportiva, o Centro de Artes Marciais, criamos as Ruas de Compras, e outros tantos projetos que não fiz sozinho porque tenho uma equipe que ama essa cidade”, enumerou o prefeito.

Ao longo do dia teve muita música, arte e cultura para todos os gostos e todas as idades. A partir das 13h teve apresentação do projeto Samba Para Todos Convida, no Espaço Cultural Afroreggae, abertura do 30º Salão do Humor, no Espaço das Artes Zélia Arbex, Cortejo #VR65, na Rua14, palestra “Meu casamento com a comida”, com Aline Quissak no Teatro Maestro Franklin, na FEVRE, apresentação do DJ Monzo, e Marcelo Negrothe & Os Psicossônicos, ambos na Praça Brasil.  O ponto alto da festa será o show do Leoni e Banda, na  Praça Brasil, a partir das 19h. Os eventos em celebração do aniversário da cidade vão até o dia 31 deste mês. Confira os próximos eventos:

 

Dia 18:

 9h – Dia do Trovador, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni,

 9h – Feira Troque Livros, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni,

19h – Exposição Memória do Salão do Humor de Volta Redonda   Galeria Zélia Arbex,

 

Dia 19:

19h –   Samba e Comida de Terreiro Memorial Zumbi     

Dia 20:

8h – Mutirão de Graffiti, no Bairro Eucaliptal    

15h –   Lançamento Curso de Cultura e Historia Afro Brasileira – Os Brasis que a história não conta Memorial Zumbi     

Dia 21:

10h –   Graffiti no Escadão do Laranjal, no bairro Laranjal,

17h – Roda Cultural, na Praça Centenária da Chaminé       

Dia 26:

12h –   Virada Cultural, no Teatro GACEMSS 2 e Galeria de Arte   

Dia 27:

12h –   Virada Cultural, no Teatro GACEMSS 1 e 2 e Galeria de Arte 

15h –   Toque de Dandara, no Centro Cultural FCSN            

Dia 28:

8h – ArtZoo, ZooVR        

Dia 31:

15h –   Abertura da exposição Mulheres na Arte Popular, no Centro Cultural FCSN