Encontros realizados pelo IPPU-VR promovem debates para revisão do Plano Diretor

Avançando nos debates sobre a modernização da legislação que trata da ocupação urbana de Volta Redonda, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU-VR) realizou nesta quarta-feira, dia 14, uma oficina sobre lei de Parcelamento de Solo. Os debates fazem parte do processo de revisão do Plano Diretor municipal. Essa foi a segunda oficina de formulação de propostas para a modernização da legislação urbana, que prevê normas para o desenvolvimento da cidade.

“O processo de revisão participativa da legislação urbana continua. E a cada oficina que fazemos, notamos uma maior participação, recebemos mais propostas e ficamos mais confiantes no trabalho coletivo quem vem sendo feito”, destacou diretor do Departamento de Planejamento Urbano do IPPU, Gerval de Almeida Junior.

De acordo com Gerval, a segunda oficina teve como principais temas de discussão o transporte cicloviário, as necessidades de veículos do transporte coletivo, arborização urbana, áreas para espaços públicos, equipamentos comunitários e áreas verdes nos novos empreendimentos. “De forma geral, podemos afirmar que a nova lei deverá produzir melhores bairros, com calçadas e ruas mais espaçosas e completas, mais arborizados e com garantia de um mínimo de áreas verdes”, disse o diretor do IPPU.

Já na oficina realizada na semana anterior, os temas discutidos uma nova estrutura para a lei, com mais capítulos, enriquecendo e modernizando o instrumento. “Começamos debatendo temas em que todos podem contribuir, como a largura mínima de calçadas e ruas”, completou Gerval.

Na próxima quarta-feira, dia 21, o IPPU vai realizar mais uma oficina sobre Parcelamento de Solo. “Como os debates foram ricos, com muitas contribuições, na semana que vem continuaremos discutindo o parcelamento do solo – ampliando o número de oficinas previsto anteriormente. O que queremos é a participação de todos para que juntos possamos criar uma legislação mais moderna e eficiente”, comentou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

Após o período de oficinas, em abril, o IPPU-VR levará os debates sobre legislação urbana e revisão do Plano Diretor para os bairros de Volta Redonda. A cidade foi dividida em 23 regiões estratégicas que receberão os debates.