Ação em comemoração à data foi realizada na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília

Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), realizou nesta terça-feira, dia 10, a comemoração da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Como resposta às atrocidades da Segunda Guerra Mundial, o documento, que é um marco na proteção universal dos direitos humanos, completa 71 anos.

“Sabemos que os Direitos Humanos são a essência de todos os direitos e que devem ser assegurados para todos. Precisamos refletir sobre a temática da dignidade da pessoa humana e levar informações de enfrentamento à fome, violência e violações de direitos”, explicou o prefeito Samuca Silva.

O evento contou com a participação de autoridades do município e com a apresentação musical dos Meninos do Batuque, do grupo teatral Arte em Todo o Lugar e do projeto “Eu me amo, eu me protejo”, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), além de desfile de moda afro, exposição de artesanato dos alunos da APAE, de artigos da AfroRua e de desenhos feitos pelos alunos da rede municipal de ensino com os artigos da Declaração.

Para Eduarda Cunha, moradora da cidade, falar sobre Direitos Humanos colabora com o conhecimento sobre os problemas da sociedade. “As pessoas se enganam sobre o que é de fato Direitos Humanos. Com os discursos de ódio que estamos tendo, as pessoas ignoram a importância deste documento. Hoje conseguimos assegurar nossos direitos, lutar por eles e, principalmente, cobrar dos responsáveis soluções para nossos problemas”, comentou.

A secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, América Tereza, agradeceu o empenho e dedicação da equipe da Smidh em realizar o evento. “Volta Redonda está trabalhando para dar dignidade para a população. Estamos buscando e atuando em conjunto para melhorar cada dia mais a vida das pessoas. O mundo comemora essa data e todos os direitos foram pensados para respeitar as pessoas”.

A secretária destacou também a importância do Fórum de Diretos Humanos, que será realizado nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 9 horas, na Fundação CSN, com a participação de diversas secretarias. “O Fórum tem como objetivo promover o conhecimento dos Direitos Humanos e apresentar o que a cidade de Volta Redonda oferece para a população”, finalizou