População e poder público puderam dialogar sobre serviços oferecidos e novas propostas durante o evento

Como parte das comemorações pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro, o município de Volta Redonda sediou nesta quinta-feira, dia 12, o 1º Fórum de Direitos Humanos – Uma Cidade pra Você, realizado no Centro Cultural Fundação CSN, na Vila Santa Cecília. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, em parceria com todas as secretarias do município.

“É uma oportunidade de a população saber o que o município tem feito pelos direitos delas e reforçar essa importância da integração entre a sociedade e poder público. Juntos, conseguimos construir uma Volta Redonda mais justa e transparente para todos”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

O principal objetivo do fórum é informar a população sobre os serviços oferecidos em todas as áreas da administração municipal, dar voz às solicitações da sociedade civil, além de gestão pública e sociedade construírem juntas, uma cidade mais conectada às necessidades das pessoas e que cumpre com o dever de assegurar os direitos de seus moradores.

A abertura do fórum ficou por conta dos secretários municipais de Ação Comunitária (Smac), Ailton da Silva Carvalho, e de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh), América Tereza. Em seguida, foi a vez do representante do Comitê Intersetorial de Políticas para População em Situação de Rua, Adenilton Rodrigues.

“Estou aqui representando um povo em situação de vulnerabilidade, que estava sem voz e hoje tem esse espaço. São pessoas com direitos violados e que precisam de ajuda. Hoje trabalho como varredor de rua, orientador social, estou cursando o 3º ano do Ensino Médio e pretendo ir mais adiante”, contou Adenilton.

O prefeito Samuca Silva discursou logo após, destacando a importância da criação de políticas públicas e reforçando o papel da união entre sociedade e poder público para definir ações efetivas em benefício da população.

Após a cerimônia de abertura, o fórum continuou com a apresentação por parte dos secretários municipais presentes, mostrando à população todas as ações de políticas públicas de direitos humanos realizadas e entregues nesses anos de gestão.

O evento teve ainda a discussão de novas propostas divididas em temas como: Políticas Públicas para Mulheres, Idosos, Igualdade Racial, Pessoas com Deficiência, Diversidade de Gênero e outros relacionados a direitos humanos. O público será distribuído em quatro grupos para fazer propostas dentro de cada tema.

“É de suma importância que esse fórum seja realizado e espero que aconteça mais vezes. E que a gente consiga trazer a sociedade de uma forma geral para acharmos um caminho para termos uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou o presidente do Clube Palmares e militante do movimento negro em Volta Redonda, Edson Daniel.