Convocados por processo seletivo, eles vão atuar no Programa de Saúde da Família

 A Secretaria de Saúde de Volta Redonda recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 25, vinte novos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que vão atuar no Programa de Saúde da Família, em diversos bairros do município. Os profissionais foram convocados pelo processo seletivo realizado em 2015 e começam a trabalhar imediatamente.

David Douglas, morador do Jardim Cidade do Aço, está otimista com a oportunidade. “Essa é uma oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. Estou animado com o contato direto com a população, em poder ajudar a quem precisa. Além disso, vou trabalhar perto de casa”, disse, lembrando que os Agentes Comunitários de Saúde têm que morar, obrigatoriamente, no mesmo bairro da Unidade Básica de Saúde da Família em que vão atuar.

Milena Guimarães, moradora do bairro Santa Cruz, concluiu o magistério no ano passado, mas acredita que vai poder aplicar lições da área de educação na Saúde. “Vou lidar com o público, entrar na casa das pessoas para entender suas necessidades e buscar soluções. Essa interação também é necessária no magistério”, acredita.

Neste primeiro encontro, no Auditório da Secretaria de Saúde, os novos funcionários participaram de palestras que abordaram o funcionamento da secretaria, os fundamentos do SUS (Sistema Único de Saúde), seus direitos e deveres, além do papel do Agente Comunitário de Saúde dentro do Programa de Saúde da Família.

A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Anna Carolina Guimarães Braga, afirmou que os ACSs são o “coração” do setor. “São esses profissionais que reconhecem as necessidades da população e captam as demandas para as Unidades Básicas de Saúde. Uma qualidade indispensável para a função é gostar do ser humano”, disse.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, deu boas-vindas aos novos profissionais e reafirmou a importância do papel dos agentes comunitários na Rede Municipal de Saúde. “Vocês têm contato direto com a população, estão dentro das casas das pessoas. E vão exercer uma função que exige que se coloquem no lugar do outro para buscar a solução dos problemas”, falou.   

 O prefeito do município, Samuca Silva, lembra que a convocação dos novos Agentes Comunitários de Saúde respeita uma orientação da atual gestão. “Nessas novas contratações, estamos dando preferência para profissionais aprovados em processos seletivos que ainda estão dentro da validade”, afirmou.