Cerca de 30 crianças participaram da atividade orientada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

O Centro Municipal de Educação Infantil Recanto Infantil, unidade escolar de Volta Redonda, visitou na tarde desta segunda-feira, dia 14, o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz. Cerca de 30 crianças do 1º período participaram da visita guiada pela secretaria municipal de Meio Ambiente. A atividade teve como objetivo apresentar para os alunos a fauna e flora do local, que é a maior área verde do Município.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Rita Andrade, vivenciar é essencial para o desenvolvimento das crianças. “Essas experiências estimulam o desenvolvimento do aluno. Além do conhecimento adquirido fora do ambiente escolar, as crianças puderam aproveitar o local, que é muito bonito. O contato com a natureza é importante para que eles aprendam a respeitá-la e a valorizá-la desde cedo e para que, no futuro, possam preservar esse espaço”, enfatizou.

Nessa primeira visita do ano realizada no Parque, quatro mães estavam presentes. De acordo com Sheila Biaggi, mãe do pequeno Ítalo, de quatro anos, para as crianças o passeio é uma aventura. “Tudo é diferente para eles. Esse passeio pelo Parque é interessante para as crianças terem mais contato com a natureza. Acho a participação dos pais muito positiva”, opinou.

A apresentação da Secretaria de Meio Ambiente abordou um pouco da história do Parque do Ingá e sobre a importância de conservar o espaço. Para a secretária de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos, a atividade de visitar o local é muito importante para multiplicar a importância de cuidar do meio ambiente

“Visitar o parque ajuda a colaborar com um futuro melhor para o meio ambiente. Isso estimula as crianças. O espaço é lindo, tem muito a ensinar, além de matar a curiosidade das crianças em diversos aspectos. Eles aprendem de uma forma diferente”, enfatizou.

O prefeito Samuca Silva elogiou a atividade e o envolvimento dos alunos.  “A parceria entre as secretarias é fundamental. Sabemos da importância de trabalhar desde cedo com as crianças o cuidado com o meio ambiente. Atividades como essa têm um significado especial para a vida do aluno e aprimoram sua educação”, finalizou.