Encontro serviu para definir plano de ações a serem executados pela SMAC
A Prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Ação Comunitária (Smac), sediou o 3º Fórum Estadual de Acolhimento Familiar, no Centro Universitário Geraldo Di Biase, durante esta segunda-feira, dia 25. O objetivo desse encontro foi reunir as equipes participantes e definir diversos planos de ações para serem executados.
O secretário da pasta, Marcus Vinicius Convençal, esteve no evento e fez uma fala de abertura destacando a importância dessas discussões. “Essa é uma conversa fundamental para discutir todos os projetos político social dos municípios que trabalham com família acolhedora. Na pauta, hoje, serão discutidos temas como: apego e desapego, recursos de financiamento, entre outros. Sempre tirando as ações que executaremos no município”, frisou o secretário.
Esse Fórum foi criado ano passado, com iniciativa do município de São Gonçalo que tem a pratica de acolhimento familiar há mais de 10 anos. Esse movimento aconteceu devido há uma necessidade de vários municípios que começaram a criar uma rede de diálogo, com interesse de conhecer as práticas e pegar as experiências.
A Coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar de Volta Redonda, Ana Claudia Domingues, disse que esse Fórum foi construído em nível de Estado do Rio de Janeiro para pensar em ações a serem consolidadas e para que esse serviço possa acontecer da melhor maneira possível. “Nossos encontros acontecem trimestralmente e é itinerante, a cada três meses uma cidade sedia o Fórum. Essa articulação acontece com os serviços atrelados às prefeituras, através das secretarias, como a nossa da Smac. Fazem parte as coordenadoras, equipe técnica, com psicólogas, assistentes sociais, advogados e pedagogos da pasta”, completou.
Os municípios que participaram do encontro foram os de Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo, Belford Roxo, Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende, Arraial do Cabo e Campos dos Goytacazes.
“O serviço de acolhimento familiar é um serviço de Política Pública que será implantado em todo o território nacional. Volta Redonda já presta esse serviço para a população. E é o nosso dever estar atento a essas demandas e buscar aprimorar nossos atendimentos com referências positivas”, finalizou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.