Projeto implantado em Volta Redonda em 2017 garante capacitação permanente aos servidores públicos
Ainda em comemoração aos 65 anos de Volta Redonda, completados na quarta-feira, dia 17, o prefeito Samuca Silva inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 18, a sede da Escola de Governo e Gestão. O projeto implantado no município em 2017 ganhou espaço físico, que fica no bairro Siderópolis, Rua 659, nº 100, onde funcionava o Colégio Estadual Acre, que foi municipalizado.
Samuca afirmou que este é mais um importante legado que a essa gestão deixa para o município. “Para melhorar o serviço oferecido para a população é necessário investir em capacitação para o funcionário. Se oferecemos um bom serviço na ponta é porque temos boa gestão nos bastidores”, disse, lembrando que a Escola de Governo já é uma realidade. “Apenas em 2019, mais de 1,3 mil funcionários foram capacitados em 33 cursos”.
Ele ainda deu um exemplo de resultado, por conta da dedicação e conhecimento do servidor. “Aumentamos a receita do município em R$ 120 milhões, chegando aos R$ 940 milhões de arrecadação. Conseguimos isso sem aumentar impostos, graças a servidores capacitados que melhoraram o processo. E o nosso objetivo é terminar o mandato com uma receita de R$ 1 bilhão para Volta Redonda”, afirmou Samuca.
O vice-prefeito Maycon Abrantes, endossou as palavras do prefeito Samuca e afirmou que essa gestão preza pela qualidade do serviço oferecido à população. “E isso passa pela capacitação dos servidores”.
Para o secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo, a inauguração da sede da Escola de Governo e Gestão é um marco para Volta Redonda. “É um exemplo de respeito e valorização do servidor da casa. Hoje estamos concretizando um projeto que já é um sucesso”, falou Enock, agradecendo os parceiros Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), que além dos instrutores, ofereceu o espaço físico para que as aulas acontecessem até então, assim como a Secretarias de Ação Comunitária e o SAAE.
Enock também agradeceu à família de Marco Aurélio Lima de Sá, que dá nome ao prédio. Estavam na cerimônia a esposa Rosana e a filha Talita Sá, que agradeceu a homenagem. “Meu pai atuou como servidor público municipal em Volta Redonda por quase 40 anos e conhecia bem essa realidade. Garanto que ele teria orgulho de participar desse projeto e, agora, de certa forma faz parte dele”, falou Talita.
Marcão, como era conhecido, morreu em setembro de 2018. Na ocasião, ocupava o cargo de vice-presidente regional do Conselho de Técnicos em Administração (CRTA), era diretor na Secretaria Municipal de Infraestrutura e ainda dava suporte à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Além dos secretários municipais e presidentes de autarquias, participaram da cerimônia de inauguração da sede da Escola de Governo e Gestão representantes das instituições de ensino UFF (Universidade Federal Fluminense), UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi) e UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda); membros do Conselho Federal e Regional de Administração; além dos presidentes da FAM (Federação das Associações de Moradores de Volta Redonda), Fátima Martins, e da Associação de Moradores do Siderópolis, Rido dos Reis de Oliveira.
NOVOS CURSOS – E já no primeiro dia de funcionamento, a Escola de Governo vai sediou três cursos pela manhã: “Ética no Serviço Público”, que marca o lançamento da Cartilha do Código de Ética do Servidor Público; workshop sobre Qualidade de Vida no Trabalho, para tratar da inteligência emocional e desenvolver habilidades positivas de raciocínio no trabalho; e capacitação de Práticas de Gestão do FiscalizaVR, apresentando novas funcionalidades do sistema para o gerenciamento e tomada de decisão dos órgãos que o utilizam. Na parte da tarde, teve curso de Controle Interno, pelo TCE-RJ.
A coordenadora do Bloco Materno Infantil do Hospital São João Batista, Camila da Silva Santos, estava no grupo de coordenadores do hospital que fizeram o curso sobre o Código de Ética do Servidor, lançado na Prefeitura de Volta Redonda. “Toda capacitação é válida e discutir ética no trabalho é muito importante. A ideia é tornar-nos multiplicadores do tema dentro do hospital”, falou.
A assessora da Ouvidoria Geral da prefeitura, Sâmia Ávila Pereira Gomes, fez a capacitação sobre o Fiscaliza VR. “Apesar do aplicativo já ser uma realidade, podemos melhorar ainda mais os resultados e agilizar as respostas ao cidadão se utilizarmos com excelência”, acredita.
A coordenadora da Central de Atendimento Único (CAU), Paola Mazilli, levou sete funcionários do setor para o mesmo curso. “O Fiscaliza VR é um aplicativo que recebe adaptações e melhorias de acordo com a utilização e o servidor tem que estar atualizado”, disse.
ESPAÇO FÍSICO – O prédio da Escola de Governo e Gestão conta com três salas de aula para 40 pessoas, um auditório para 100 pessoas, uma biblioteca exclusiva para funcionários com livros de vários temas da administração pública, além de uma sala para administração. O prédio também vai abrigar a Casa dos Conselhos.