Prefeito Samuca conversa com jovens do Projeto Garoto Cidadão

Bate-papo, na tarde desta terça-feira, dia 24, abordou a experiência profissional, política e pessoal

O grupo avançado do Projeto Garoto Cidadão, formado por 19 adolescentes entre 13 e 17 anos, recebeu o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, na tarde desta terça-feira, dia 24, para um bate-papo na sede do projeto, na Rua 35, nº 341, no bairro Sessenta. Durante uma hora, o prefeito respondeu às perguntas relacionadas à sua experiência profissional, política e pessoal.

O interesse inicial pela política, ainda na faculdade; o afastamento momentâneo com o trabalho numa instituição financeira e a dedicação à carreira acadêmica; e o retorno das pretensões políticas quando ingressou no serviço público; permearam o começo da conversa.

Já como prefeito, a curiosidade ficou por conta de como lidar com as críticas e com as redes sociais. “As críticas incentivam a melhorar. E a tecnologia acelera a troca de informações e ampliam a participação social”, disse Samuca, lembrando da implantação do aplicativo FiscalizaVR.

“Hoje, qualquer cidadão pode solicitar um serviço pelo aplicativo. E para atender às demandas é preciso rapidez e comprometimento da equipe. Temos que nos atualizar para acompanhar a mudança de cultura”, falou o prefeito.

A supervisora nacional de Projetos da Fundação CSN, Lúcia Toledo, que também participou da atividade, questionou sobre os investimentos no setor cultural no município. “A recuperação de pontos culturais, como o Memorial Zumbi e a Biblioteca Municipal; os eventos como o Festival de Inverno e a Virada Cultural, em parceria com a própria Fundação CSN, o festival gastronômico Volta de Boteco, as rodas de rima; e o incentivo aos artistas locais, com chamamento público para que eles ocupem os espaços de cultura no município, foram as ações mais importantes”, acredita Samuca.

Ágata Sudal, de 17 anos, que está no 2º ano do ensino médio, e é moradora do Santa Cruz, perguntou sobre ídolos e pediu dicas para alcançar os objetivos. Samuca citou o pai Benício, que faleceu há cerca de dois três meses, grande incentivador da leitura. “Conquistei meus objetivos com muito estudo, foco e determinação, além de pensamento positivo”, contou.

Quando as perguntas passaram para o âmbito pessoal, Samuca mostrou gosto similar a maioria dos adolescentes da roda de conversa. O prefeito confessou para Fábia Fernanda, moradora do Roma II de 16 anos e estudante do 2º ano do ensino médio, que nas poucas horas livres gosta de estar com a família e amigos, jogar vídeo game e ouvir música.

No encerramento da conversa, a educadora do projeto, Alexandra Custódio Silveira, que mediou o bate-papo, explicou o Garoto Cidadão. “Trabalhamos questões como quem sou eu e onde quero chegar”, falou, pedindo que o prefeito deixasse um recado para os jovens.

“Indico estudo, trabalho, dedicação e positividade. Com preparo, conseguimos chegar onde almejamos”, concluiu Samuca.

O Projeto Garoto Cidadão foi criado pela Fundação CSN em 1999 e hoje assiste 300 crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, em Volta Redonda. A porta de entrada para o programa é o CRAS (Centro de Referência à Assistência Social), que avalia a situação de vulnerabilidade social. O objetivo principal é proporcionar o desenvolvimento social, educacional e emocional, através de atividades socioculturais sempre no contraturno escolar. Eles praticam dança, música, teatro e artes visuais, além de participarem de oficinas e aulas específicas para o desenvolvimento de competências e habilidades de comunicação e expressão.

Back To Top