Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) determinou que os jogos do Campeonato Carioca sejam disputados com portões fechados, como forma de prevenção do contágio do novo coronavírus.
A entidade não especificou até quando mantida a medida, que se estende para todos os torneios realizados por ela, como o Carioca Sub-20, programado para começar neste sábado.
Jogos do Carioca sem público nos próximos dias:
Sábado
16h – Resende x Macaé – Estádio do Trabalhador
18h – Flamengo x Portuguesa – Maracanã
19h – Boavista x Cabofriense – Elcyr Resende
Ao menos os jogos deste fim de semana e da próxima segunda-feira, válidos pela terceira rodada da Taça Rio, serão impactados pela decisão.
Domingo
16h – Botafogo x Bangu – Nilton Santos
18h – Vasco x Fluminense – Maracanã
Segunda-feira
16h – Madureira x Volta Redonda – Conselheiro Galvão
A decisão foi tomada após o presidente da Ferj, Rubens Lopes, se reunir com o governador do estado, Wilson Witzel, no Palácio Guanabara. Em coletiva de imprensa logo depois, Witzel foi perguntado sobre a decisão de não suspender os jogos e disse:
– Serão com portões fechados. Com portões fechados não tem aglomeração. Sobre o contato entre os jogadores… Aí é risco deles – afirmou o governador.
O zagueiro Leandro Castan, capitão do Vasco, irritou-se com a declaração do governador e respondeu pelo Twitter.
– Risco é nosso, grande resposta, grande governador, obrigado pelo respeito com os atletas!!!
No começo da tarde desta sexta-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) já havia determinado aos clubes que suspendessem preventivamente a venda de ingressos para as partidas deste fim de semana.
No começo da tarde, o Ministério da Saúde havia recomendado o cancelamento ou adiamento de eventos de massa, dentre eles os esportivos, em todo o Brasil. E, caso não houvesse tempo hábil para tal medida, a realização de jogos com portões fechados.
Apesar da recomendação valer para todo o território nacional, a CBF emitiu nota oficial na qual determinou o fechamento dos portões apenas em jogos nas capitais dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. No meio da tarde, foi a vez do governo do estado do RJ publicar um decreto determinando a suspensão de atividades com presença de público que envolvam aglomeração, como os esportivos.