Cidade tem agora 381 casos confirmados de coronavírus
Em mais uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, atualizou os dados sobre a Covid-19, o Novo Coronavírus, na cidade. Em apenas 24 horas, houve um aumento de 69 casos confirmados, chegando agora a 381. Os casos suspeitos também aumentaram em 10%, sendo 1.119. A cidade segue tendo 11 óbitos e 149 pessoas curadas.
Samuca explicou que teve uma reunião nesta terça-feira, dia 28, no Ministério Público para acertar detalhes da proposta de reabertura do comércio na cidade, de forma gradual e consciente.
– Fizemos uma proposta técnica, baseando principalmente na proteção da população. Estamos buscando evitar o colapso da rede de saúde, como acontece em outros estados e cidades. Então apresentamos a proposta, já aceita pelo Ministério Público. Agora a proposta foi encaminhada a Justiça para validação do judiciário – disse o prefeito.
Samuca explicou os seis eixos para a reabertura do comércio: o número de casos suspeitos não aumentar em 5% por dois dias seguidos; A ocupação de leitos no CTI não ultrapassar 50%; A ocupação de leitos no Hospital de Campanha não ultrapassar 70%; O grupo de risco permanecer em isolamento social; Uso de máscara obrigatório nas ruas; Além de manter a proibição de qualquer tipo de aglomeração.
– Hoje, por exemplo, nós não atingimos a meta de ter o aumento de casos suspeitos em 5%. Foram 11% de aumento em apenas um dia. Se isso acontecer por dois dias seguidos, o comércio é fechado novamente. Por isso precisamos de todos juntos, a população, comerciantes, poder público. Nossas metas são claras para evitar o colapso. Essa estratégia para termos leitos disponíveis visa, principalmente, atender as pessoas que não têm plano de saúde – comentou Samuca.
O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, aproveitou a live para anunciar que na quinta-feira, dia 30, haverá um novo mutirão de vacinação contra a gripe Influenza. A ação acontecerá na Ilha São João, de 8 horas às 17 horas, no sistema drive trhu.
– Poderão vacinar idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas, motoristas de táxi e de aplicativos de transporte. Não precisa fazer fila, chegar cedo. Todos serão vacinados. Para quem não tem carro, estamos fortalecendo a vacinação domiciliar na cidade – disse o Samuca.