O titulo de bicampeão estadual conquistado pelo Flamengo, premiou o time que mais investiu, resgatando o respeito que o futebol carioca havia perdido devido às desastradas administrações dos dirigentes de clubes e Federação, transformando o antigo eldorado do futebol nacional numa mediocridade sem limite, a ponto dos campeonatos estaduais virarem chacota nacional e os estádios se transformarem em salas de visita dos adversários que muitas vezes como visitantes aproveitavam as belezas do Rio para verdadeiros passeios dentro e fora de campo.
O trabalho iniciado por Eduardo Bandeira de Mello, que conseguiu transformar uma dívida bilionária em exemplo para os administradores dos demais clubes Brasileiros, mostrou que com seriedade e uma boa gestão é possível descobrir uma luz no fim do túnel, iluminando de vez o caminho das grandes conquistas.
O rubro negro que havia se transformado em motivo de chacota dos adversários se transformou numa equipe capaz de botar medo nos gigantes do futebol mundial, O time do “cheirinho”, se transformou numa maquina de jogar futebol, calando de vez todos aqueles que um dia duvidaram da redenção do futebol carioca.
Rodolfo Landim deu sequência ao trabalho iniciado por Bandeira, investiu em qualidade contratando craques, trouxe o modelo europeu de comando com a contratação de Jorge Jesus, trouxe de volta aos estádios a maior torcida do Brasil, conquistou novos sócios e grandes investidores, ao ponto de poder escolher quem teria a marca estampada no seu uniforme, e os resultados estão aí, para quem se interessar. Campeão da Libertadores, vice campeão mundial, campeão Brasileiro, da Super Copa do Brasil, Recopa Sul americana e bi campeão estadual.
O título conquistado em três jogos contra o Fluminense não teve surpresa, aliás foi um prêmio para um adversário que nos confrontos diretos teve um comportamento digno das suas tradições e valorizou muito as duas vitórias 2 x 1 e 1 x 0 que decidiram o campeonato estadual que para o rubro negro significou o bicampeonato e premiou o elenco, os dirigentes, a torcida e um treinador, o Português, Jorge Jesus que em um ano a frente do clube escreveu seu nome na história como o estrangeiro que mais títulos conquistou ultrapassando Armando Renganeschi (Argentino) campeão carioca de 1965 e Fleitas Solich (Paraguaio) que comandou o time de 1953 á 1957 sagrando-se tricampeão carioca e campeão do Rio São Paulo
Ao Fluminense a certeza de ter sido um grande adversário e ao Flamengo os louros de uma conquista sem contestação e a alegria de uma torcida que se prepara para outras grandes vitorias nos próximos torneios.
Marcelo deixa mais uma vez o Voltaço e retorna ao Operário do Paraná
O Operário Ferroviário tem mais um reforço confirmado para a Série B. O meia Marcelo está de volta a Vila Oficinas. O jogador que disputou o Campeonato Carioca pelo Volta Redonda é a quarta contratação oficial do clube após a paralisação do calendário nacional. A vinda do jogador foi confirmada na noite desta terça-feira (14) pelo presidente do grupo gestor alvinegro, Álvaro Góes Marcelo está com 32 anos e no ano passado se destacou pelo próprio Fantasma na segunda divisão do Brasileiro. O retorno do meia era um dos desejos da torcida por conta das atuações com a camisa da equipe.
Esta é a segunda vez que Marcelo deixa o time da Cidade do Aço para jogar pelo time paranaense justamente quando o time da Cidade do Aço inicia preparativos para disputar a série C. Ao terminar a disputa da série B, ele certamente pedirá para retornar e disputar o Estadual pelo tricolor de Aço. Será que vale a pena ?
Além de Marcelo o time da Cidade do Aço corre o risco de perder mais jogadores. O meia Wallinson e o atacante Pedrinho estão sendo sondados por empresários e a diretoria precisa ficar atenta para não haver desmonte antes do inicio da competição.
Caio vai jogar na seleção dos Emirados Árabes
Depois de seis anos jogando nos Emirados Árabes, chegou a vez de mais um brasileiro vestir a camisa de uma seleção estrangeira. O atacante Caio Canedo, que começou a carreira no Voltaço, se transferindo para Botafogo, Internacional e Vitória, foi convocado para a fazer parte da seleção dos Emirados Árabes Unidos e vai estreitar ainda mais os laços com o país. Caio é filho do ex atacante Luiz Alberto clubes (Lulu) que atou no time da Cidade do Aço nos anos 70 é neto do atacante Coração que brilhou nos campos de Volta Redonda defendendo os principais clubes amadores da região.
A partir do dia 22 deste mês, ele se junta ao elenco. Em agosto, terá a segunda etapa dessa preparação em algum país do continente europeu, seguindo todos os protocolos de saúde, entre os dias 1 e 23 de agosto. Em setembro, a seleção dos Emirados Árabes Unidos enfrenta a seleção da Jordânia e do Tajiquistão nos dias 4 e 8 .
O processo de naturalização de Caio para virar cidadão emiradense foi realizado em janeiro deste ano. Com a idolatria no país, as seguidas boas atuações com as camisas de Al Wasl e Al Ain, a convocação se tornou realidade logo na primeira lista do comandante colombiano Jorge Luis Pinto.
Brasilia poderá sedias torneio antes do Campeonato Brasileiro
Flamengo Campeão Carioca, Vasco da Gama, Atlético-GO e Goiás. Vem aí um torneio no Distrito Federal antes do início do Campeonato Brasileiro da Série A. Detalhes como busca por patrocinadores e negociação para transmissão de televisão estão encaminhados e provavelmente serão fechados nos próximos dias.
O Flamengo é o idealizador da competição que será disputada no Estádio Mané Garrincha. Mas sem a presença da torcida. Cada equipe vai realizar três jogos com a possibilidade da última rodada para os clássicos: Atlético x Goiás – Flamengo x Vasco. As rodadas devem ser duplas e segundo informações do repórter Rafael Bessa, acontecerem nos dias 26 e 29 de julho, além de 01 ou 02 de agosto. Desta forma a programação de jogos-treinos de Atlético-GO e Goiás divulgada inicialmente, deverá ser alterada. Será um excelente teste para as nossas equipes que estão na elite do futebol nacional. Vale destacar que Goiás e Vasco se enfrentam na Copa do Brasil. Atlético-GO terá o Flamengo como adversário na segunda rodada do Brasileirão.
CBF lança Glossário do Futebol Brasileiro
Após cinco anos de estudos e produção, a CBF Academy apresenta o Glossário do Futebol Brasileiro. Em sua segunda edição, o trabalho feito pelo professor e instrutor da Academy, Carlos Rogério Thiengo, é uma enciclopédia da linguagem futebolística. Com 66 páginas, o documento traz um rico material com o intuito de apresentar os principais termos utilizados no futebol brasileiro relacionados às suas dimensões técnicas e táticas.
O idealizador do projeto, o professor Maurício Marques, elaborou a ideia do Glossário após uma viagem à Austrália. Na oportunidade, se viu na necessidade de traduzir algumas expressões futebolísticas. Somado a esse fator, o também professor Carlos Thiengo, que assina a autoria do livro, destacou a carência de um arquivo que reunisse todos as expressões presentes no nosso futebol, tendo em vista a dimensão continental do Brasil, o que gera diferentes nomenclaturas em cada região.
– Em 2015, fizemos a primeira versão do Glossário, quando conseguimos a primeira licença Pro. A pesquisa foi iniciada pelo professor Ricardo Leão e finalizada por mim, com o professor Maurício Marques como organizador do trabalho, e tendo apenas circulação interna nos cursos oferecidos pela CBF Academy. O material foi impresso e assim teve a possibilidade de ser lido por muitos profissionais, que fizeram sugestões. Como eu atuava nas disciplinas do curso e auxiliava na coordenação, anotava os termos que geravam maior interesse e mais dificuldades em nossos alunos, assim como as considerações dos instrutores que haviam lido a primeira edição – contou Carlos.