Catalão de 58 anos sai com 63,8% de aproveitamento em 26 jogos pelo Flamengo
Depois das duas goleadas consecutivas sofridas no Campeonato Brasileiro – 4 a 1 para o São Paulo e 4 a 0 para o Atlético-MG -, o Flamengo tomou a decisão nesta segunda-feira de demitir o técnico Domènec Torrent. Mauricio Souza, da equipe sub-20, comanda a equipe interinamente.
A decisão foi tomada no dia seguinte à mais uma goleada sofrida no Brasileirão. No Mineirão, o Flamengo tinha a possibilidade de assumir a liderança isolada do campeonato, mas sofreu dois gols em sete minutos de jogo e perdeu por 4 a 0 para o Atlético-MG, gols de Gustavo Henrique (contra), Keno, Sasha e Zaracho.
Dome foi anunciado pelo Flamengo no fim de julho como substituto de Jorge Jesus, que deixou o clube rumo ao Benfica. De lá para cá, foram 26 jogos, com 15 vitórias, cinco empates e seis derrotas – aproveitamento de 63,8%. Sob comando do ex-auxiliar de Guardiola, os rubro-negros fizeram 42 gols e sofreram 36.
O Flamengo é o atual terceiro colocado do Brasileirão, com 35 pontos – tem a mesma pontuação do Atlético-MG e um a menos que o líder Internacional. A equipe está nas quartas de final da Copa do Brasil (vai enfrentar o São Paulo) e nas oitavas de final da Libertadores (onde pega o Racing).
Apagão total no futebol do Rio
Como o Estado do Rio não tem nenhum time na série B, só nos resta noticiar o desempenho das equipes que disputam as séries A, C e D. Os times de menor investimentos que estão na quarta divisão até que não decepcionaram. A cabofriense venceu o Bangu e a Portuguesa goleou o Nacional PR e continua muito bem na série D.
A partir daí só decepção; O Volta Redonda continua sem vencer na série C e na Série A, foram quatro jogos e quatro derrotas. O jejum do Vasco já preocupa e a disputa com o Volta Redonda sobre a escassez de vitórias alcança uma marca impressionante. Nada menos que dez jogos sem uma única vitória. , Flamengo, Fluminense e Botafogo também decepcionaram os seus torcedores num final de semana que determinou um apagão total dos times dói Rio de Janeiro D.
Flamengo
O time de melhor elenco e que paga os mais altos salários do país também vive o drama ser hoje uma das piores defesas do campeonato, estando na penúltima posição em gols sofridos. A derrota para o Atlético Mineiro seria um resultado previsível não fosse o número de gols marcados pelos mineiros. 4 a 0 abre uma dúvida. Afinal sofrer oito gols em dois jogos; quatro contra o São Paulo e quatro contra o Atlético demonstra uma fragilidade defensiva inexplicável se comparar o nível técnicos os rubro negros com os demais concorrentes.
Troca de técnico ?, Contusões e seleção ? punições por cartões ? desunião por vaidade ? Afinal, onde está o erro ? Em 2019 o Flamengo venceu todas as disputas e só perdeu o mundial de clubes. Jorge Jesus deixou o clube como ídolo, Domenec Torrent , chegou com o aval de Guardiola, mesmo nunca tendo sido um técnico conhecido no mercado internacional. Os dirigentes rubro negros descartaram técnicos Sul Americanos e preferiram o mercado europeu.
O Flamengo ocupa a terceira posição, com chances reais de disputar o título mas alguns torcedores já querem a cabeça do treinador.
Voltaço
A inacreditável marca de dez jogos sem uma única vitória é um recorde negativo na história do clube. Ao empatar em zero a zero com o fraco Criciúma fez o tricolor de aço se aproximar perigosamente das duas últimas colocações com o agravante de ter que fazer dois jogos no Sul do País contra os dois melhores times do grupo. Ypiranga e Brusque.
A queda assustadora de produção de alguns jogadores deixa uma dúvida no ar, afinal qual será o motivo ? A lentidão demonstrada nos últimos jogos, os constantes erros de passes, as oportunidades perdidas a cada jogo, a desatenção no setor defensivo deixa o torcedor numa dúvida. Seria as saídas de Saulo Mineiro e Bernardo ? Seria a falta de um estádio próximo para mandar os jogos? Afinal o que será ? Perguntas sem respostas e enquanto isso o time afunda na tabela e a possibilidade de queda para a série D ronda a cada rodada.
O maior perigo está na recuperação do São Bento que no inicio do certame atuou com um time reserva dando prioridade a disputa do Campeonato Paulista. Jogos do Volta Redonda. Ypiranga (F), São Bento (Casa) Brusque (F), Londrina (Casa). Para fugir das duas últimas colocações o time da Cidade do Aço precisa vencer os dois jogos em casa e conseguir pelo menos um empate fora.
Resultados da décima quarta rodada
São José 0 x 1 Ituano, Volta Redonda 0 x 0 Criciúma, São Bento 1 x 0 Londrina, Tombense 2 x 0 Ypiranga. Brusque x Boa Esporte completam a rodada.
O Brusque é líder com 27 pontos, seguido do Ypiranga 24, Tombense 22, Londrina 21, Ituano 20, Criciúma 17, São José 16, Volta Redonda 15, São Bento 12 e Boa Esporte 10.
Fluminense
Apesar de mais um resultado negativo o Fluminense continua numa posição que nem os torcedores imaginavam. Sem dinheiro para grandes contratações, dívidas enormes para pagar e sem um bom patrocinador máster, o jeito foi mesclar garotos da base com jogadores veteranos para dar equilíbrio em campo.
O time que entrou com o objetivo de lutar para não cair briga pelas primeiras posição e sonha com a Libertadores da América, mas tem problemas visíveis que precisam de correções urgentes. A manutenção de Paulo Henrique Ganso como ocorreu contra o Grêmio mostra uma teimosia do técnico Odair Helmann que chega a irritar os torcedores. Ganso não consegue fazer lançamentos, não finaliza, erra passes e joga com uma lentidão que só o treinador não consegue enxergar.
A ausência do veterano Nenê, a falta de coletividade de jogadores como; Marcos Paulo e Wellington Silva são visíveis e nenhuma providência é tomada pelo treinador. Vale lembrar que posse de bola não significa superioridade e os 72% de posse contra o Grêmio segundo os analistas não refletiu no placar e a vitória gremista foi incontestável.
Vasco
A exemplo do Volta Redonda, o Vasco sofre com a síndrome da derrota. Já são dez jogos sem vencer e a derrota em casa para o Palmeiras empurrou o cruzmaltimo para a zona da degola. O time de São Januário teve um inicio animador chegando a liderar o campeonato, mas com o decorrer dos jogos as deficiências surgiram houve cobranças e troca de comando e o castelo desmoronou.
O português Ricardo Sá Pinto assumiu o comando mas não conseguiu contagiar o time com o seu otimismo. Contra o Palmeiras houve um certo progresso, mas a vitória não chegou o resultado empurra o Gigante da Colina para a décima oitava posição do campeonato Brasileiro.
Botafogo
O Botafogo é outra decepção carioca no Campeonato Brasileiro. O time fez diversas contratações e o conselheiro, Carlos Augusto Montenegro chegou a dizer que o alvi negro tinha o melhor elenco do Rio e certamente brigaria por título, mas na prática foi diferente. O Botafogo está nas últimas posições e a esperança recai sobre o Argentino Ramon Diaz, que chega para assumir o time e devolver a esperança aos torcedores.
O novo treinador do Botafogo traz como credencial o bom trabalho feito na seleção paraguaia, mas precisa conhecer melhor as características de cada jogador para dar ao glorioso um padrão de jogo condizente com as tradições do alvinegro carioca.