Uma reunião na tarde de terça-feira (23) discutiu a possibilidade de uma parceria envolvendo a Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a UFF (Universidade Federal Fluminense) da cidade. O encontro foi o primeiro passo para o fomento de uma parceria pública para criação de projetos que envolvam a universidade e o governo municipal.
Segundo a responsável pela Coordenadoria Municipal da Juventude, a estudante Larissa Garcez, a ideia inicial era que a UFF pudesse ceder a TV Universitária, que fica no campus Aterrado, e suas instalações para a produção de conteúdos (videoaulas e podcasts) que irão alimentar a nova plataforma digital de ensino da rede pública municipal. No entanto, diante da inviabilidade, principalmente pela falta de mão de obra qualificada, a Coordenadoria vai se reunir com outras instituições de Ensino Superior do município.
“Até pela situação atual (financeira) da universidade, não conseguiremos viabilizar essa parceria. Mas discutimos a criação de projetos que contem com a participação da juventude da cidade, o ambiente acadêmico e que retornem com benefícios para a comunidade”, disse, completando: “A reunião foi positiva, conseguimos plantar uma sementinha para novos projetos. Precisamos deixar de trabalhar para a juventude e começar a trabalhar com a juventude”, frisou Larissa.
Além da coordenadora da Juventude no município, o encontro contou com a participação do professor Marcus Wagner de Seixas, coordenador do curso de Direito e da TV Universitária da UFF; do coordenador do Centro de Mídias Educacionais da SME, Felipe Nóbrega; da diretora do Departamento Pedagógico da SME, Valéria Augusta Coelho, entre outros.