Não importa a côr; vermelho, preto, verde ou branco, Flamengo, Palmeiras, Athlético e Bragantino terão seus nomes gravados na galeria das equipes consagradas como finalistas dos torneios promovidos pela Conmembol. Em 2021 o futebol Brasileiro foi soberano e dominou todos os eventos mostrando a força do esporte praticado por atletas do nosso pais.
A Copa Sul Americana já tem endereço; Arena da Baixada em Curitiba (PR) . Gávea ou Parque Antártica será onde ficará guardada a Libertadores. A seleção Brasileira se tornou imbatível e antes de completar a disputa já está classificada para a Copa do mundo. A decisão da Copa Libertadores que por imposição dos patrocinadores será no Uruguai, é somente uma formalidade pois a bandeira a ser hasteada ou o hino a ser tocado terá que ser verde, amarelo, azul e branco.
Renato Gaúcho e Abel Ferreira em busca do bi: veja os técnicos mais vezes campeões da Libertadores
Renato Gaúcho, do Flamengo, e Abel Ferreira, do Palmeiras, duelam neste sábado (27) em busca do bicampeonato da Libertadores. Gaúcho conquistou a glória eterna em 2017, com o Grêmio, já o treinador português é o atual campeão do torneio a frente do Palmeiras. confira os técnicos que mais levantaram a taça da Libertadores!
Carlos Bianchi (argentino): 4 títulos – 1994 (Vélez Sarsfield-ARG), 2000 (Boca Juniors-ARG), 2001 (Boca Juniors-ARG) e 2003 (Boca Juniors-ARG).
Osvaldo Zubeldía (argentino): 3 títulos – 1968 (Estudiantes-ARG), 1969 (Estudiantes-ARG) e 1970 (Estudiantes-ARG).
Roberto Scarone (uruguaio): 2 títulos – 1960 (Peñarol-URU) e 1961 (Peñarol-URU).
Lula: 2 títulos – 1962 (Santos) e 1963 (Santos).
Manuel Giúdice (argentino): 2 títulos – 1964 (Independiente-ARG) e 1965 (Independiente-ARG).
Pedro Dellacha (argentino): 2 títulos – 1972 (Independiente-ARG) e 1975 (Independiente-ARG).
Juan Carlos Lorenzo (argentino): 2 títulos – 1977 (Boca Juniors-ARG) e 1978 (Boca Juniors-ARG).
Luis Cubilla (uruguaio): 2 títulos – 1979 (Olimpia-PAR) e 1990 (Olimpia-PAR).
Telê Santana: 2 títulos – 1992 (São Paulo) e 1993 (São Paulo).
Felipão: 2 títulos – 1995 (Grêmio) e 1999 (Palmeiras).
Paulo Autuori: 2 títulos – 1997 (Cruzeiro) e 2005 (São Paulo).
Edgardo Bauza (argentino): 2 títulos – 2008 (LDU-EQU) e 2014 (San Lorenzo-ARG).
Marcelo Gallardo (argentino): 2 títulos – 2015 (River Plate-ARG) e 2018 (River Plate-ARG).
Despedida de uma lenda: Formiga faz último jogo pela Seleção Brasileira
(Correio Brasiliense)
A partida de estreia da Seleção Feminina no Torneio Internacional contra a Índia, nesta quinta-feira (25), ficará marcada pelo adeus de Formiga à camisa canarinho. A jogadora, de 43 anos, entrou em campo para representar o país pela primeira vez aos 17 anos. Nesses mais de 20 anos vestindo o manto brasileiro, acumulou recordes, conquistou importantes títulos e contribuiu com a transformação do futebol feminino no Brasil e no Mundo.
Miraildes Maciel Mota, ou simplesmente Formiga, nasceu em 3 de março de 1978, em Salvador (BA). À época, ainda estava vigente o decreto-lei de 1941, que proibia mulheres de jogarem futebol no Brasil. O decreto caiu um ano depois, em 1979, mas mesmo assim, a meia-campista sentiu os efeitos da exclusão, principalmente quando tentava dar as primeiras bicudas na redonda, nos babas (como chama as peladas no estado da Bahia) dos campos do bairro Periperi, no Subúrbio da capital baiana.
Formiga afirmou, em algumas ocasiões, que teve o apoio de sua mãe, quando começou a jogar futebol, aos 12 anos. Enquanto os seus irmãos só permitiam que ela participasse dos babas se eles também estivessem em campo. Porém, isso nunca a impediu de jogar sozinha, mas depois apanhava pela desobediência.
A meia-campista também teve que escutar pessoas chamarem ela de “mulher-macho” e falarem que ia engravidar cedo por estar sempre cercada de meninos. Mas, felizmente, todo o preconceito não a impediu de insistir no seu sonho, para a sorte de milhões de torcedores brasileiros, que puderam ver uma das maiores futebolistas da história em ação.
A passagem majestosa pela Seleção
Formiga dedicou exatamente 26 anos à Seleção Brasileira. A jogadora fez sua primeira aparição na Copa do Mundo Feminina de 1995, na Suécia, que também foi a segunda edição do torneio. Na ocasião, a meia-campista pegou emprestado as camisas da conquista do tetra de Romário, de Bebeto e de Dunga. O Brasil teve uma participação tímida e ficou para trás ainda na fase de grupos.
Agora, este adeus parecia que iria doer menos, mas não vai. Formiga deixa um legado de coragem, de força e de esperança. Ela, junto a tantas outras grandes jogadoras, abriu portas para que a nova geração pudesse ter seu espaço no futebol. Miraildes Maciel Mota sai de cena, abre espaço para as jovens meninas, mas entra para o panteão do esporte brasileiro e jamais será esquecida.
Voltaço vai a Copa São Paulo pela sexta vez
A Federação confirmou a presença do Volta Redonda e mais um edição da Copa São Paulo. É a sexta participação do tricolor de aço na competição. Em 2019 o time da Cidade do Aço chegou as quartas de finais sendo eliminado pelo Vasco nos pênaltis deixando para trás equipes como Atlético Mineiro e Goiás. Marco Aurélio que foi auxiliar de Neto Colucci nas edições anteriores vai comandar o time na disputa deste ano.
MANGA
O atacante Alef Manga deve seguir no Goiás em 2022, segundo, Marley Feliciano empresário do jogador o time esmeraldino deverá pagar R$ 1,3 milhão para adquirir os direitos econômicos do atleta que pertence ao Volta Redonda e Sports
Casa cheia: Botafogo vende mais de 30 mil ingressos para jogo contra o Guarani
A expectativa é de casa cheia e apoio no último jogo do Botafogo na temporada 2021. O clube informou que 31 mil ingressos já foram vendidos para a partida contra o Guarani, pela 38ª rodada da Série B do Brasileirão, neste domingo às 16h, no Estádio Nilton Santos.
O número já representa o maior público do Alvinegro na temporada. O Glorioso, já campeão da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, deve se despedir da competição com uma grande festa.
Apenas o Setor Oeste Superior – exclusivo para sócios-torcedores -, camarotes e gratuidades, que iniciaram nesta quarta-feira, estão disponíveis para a torcida do Botafogo. O Setor Sul, destinado ao Guarani, também possui bilhetes disponíveis para compra.