Reclamações sobre a Rio+ passam por falta d’água e ligação do esgoto em casas construídas nas áreas sem rede exclusiva
O deputado estadual Jari de Oliveira (PSB) esteve na sede da Rio+Saneamento, em Pinheiral, para cobrar melhorias no serviço prestado pela empresa à população do município. A pauta da reunião, na manhã desta segunda-feira, dia 23, incluiu o fornecimento de água irregular e a negativa em fazer ligações de esgoto em localidades onde não há rede exclusiva.
O encontro contou com a presença do gerente da Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro), Robson Cardinelli; do assessor da presidência da Rio+, João Luiz; dos secretários municipais de Pinheiral, de Planejamento e Obra, Carlos Henrique, e do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira; e do ex-prefeito da cidade, José de Arimathéa; além de Diorgines Reis, representando a Associação de Moradores do bairro Palmeiras.
“Buscamos mais uma vez a necessidade de melhorar o sistema de saneamento básico em Pinheiral. As reclamações de falta d’água são constantes. Além disso, viemos cobrar que a empresa faça as ligações de esgoto onde não há rede exclusiva. Se a prefeitura autorizou a construção, o proprietário tem direito à ligação, mesmo que provisória, até que a Rio+ faça a separação da rede de esgoto da coletora de água pluvial“, falou o deputado Jari.
Ficou acertado que em 30 dias haverá uma nova reunião para buscar uma solução definitiva para o problema que, infelizmente, está perdurando.
“Estive na Agenersa, no Rio de Janeiro, no início do mês de novembro de 2022, mostrando os problemas enfrentados pelos moradores de Pinheiral e nada mudou ainda. Reforço que a população não pode ficar sem esse serviço essencial. Vamos continuar acompanhando a questão“.