Ofício entregue ao DETRO nesta quinta-feira, dia 1º, vem após parlamentar se posicionar contra o aumento das passagens que passou a vigorar no início da semana
O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) encaminhou ofício ao presidente do Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) demonstrando indignação pelo momento deste reajuste, solicitando a correção da tarifa da seção Volta Redonda – Amparo de R$ 6,35 para R$ 5,70 e, com o aumento das tarifas, a necessidade ainda maior do Detro-RJ intensificar a fiscalização, no tocante ao cumprimento dos horários e quanto a qualidade dos ônibus.
“Mesmo sabendo que a população utiliza ônibus de péssima qualidade e que várias linhas estão com poucos veículos, o órgão autorizou o aumento de 11,96% no valor da passagem dos ônibus intermunicipais”, afirmou Jari, lembrando que recebe denúncias diárias sobre a precariedade do transporte rodoviário intermunicipal no Sul Fluminense.
“Há exatamente um mês participei de manifestação na Região Leste de Barra Mansa sobre a péssima qualidade do transporte público intermunicipal, inclusive levei representantes do Detro para conversar com a população. E, hoje, durante entrevista para a rádio Rota do Sol, de Angra dos Reis, recebi pedido de ajuda dos moradores do Parque Mambucaba”, ressaltou o deputado.
“A população não pode continuar pagando caro por um transporte inadequado, que não atende suas necessidades. E cabe ao Detro garantir que as empresas cumpram o dever e melhorem o serviço”, falou Jari.
A luta por um transporte público de qualidade é uma das prioridades do mandato do deputado Jari. No início do mês de maio, por exemplo, ele esteve na sede do Detro para assegurar o acesso gratuito de idosos nos ônibus intermunicipais, em cumprimento à lei do Estatuto do Idoso, que permite que passageiros acima de 65 anos acessem os ônibus apenas com o RG.
Na mesma ocasião, o deputado reforçou a necessidade de melhorias no sistema de transporte coletivo no Sul Fluminense. A redução no número de veículos, os atrasos constantes nos horários e ônibus em péssimas condições de uso são as principais queixas dos passageiros. “O Detro precisa ampliar o número de fiscalizações, trabalho que deve ser constante”, insistiu Jari.
E ainda como vereador de Volta Redonda, DEFENDEU uma solução definitiva para melhorar o transporte público na cidade com a licitação total das linhas de ônibus. Para TANTO, protocolou no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) e na Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) petição pública on-line e abaixo-assinados, propostos por ele.
Além disso, criou Lei que garante transparência na composição do preço das passagens e lançou a pesquisa de opinião on-line “Cadê meu ônibus” para mapear a real situação do transporte público na cidade.