1910 mortos em 24h, novo recorde! O que o brasileiro está esperando para se revoltar com esse desgoverno?

A pandemia do novo coronavírus no Brasil ainda não dá sinais de que está próxima de terminar. Tampouco pode ser analisada de uma única forma em um país com dimensões continentais. Por isso, a revista VEJA faz um levantamento para identificar a média móvel semanal de casos e mortes no país e nas suas cinco regiões geográficas: estamos em um cenário de evolução, estabilização ou de queda de incidência da doença?

A média móvel semanal é calculada a partir da soma do número de casos e mortes nos últimos sete dias, dividida por sete, número de dias do período contabilizado – o que permite uma
melhor avaliação ao anular o variações diárias no registro e envio de dados pelos órgãos públicos de saúde, problema que ocorre principalmente aos finais de semana. O valor final, comparado com as últimas semanas e meses, dá uma noção mais ampla do aumento ou diminuição do contágio.

Os gráficos abaixo mostram a evolução diária da média móvel no Brasil, nas cinco regiões geográficas, nos 26 estados da Federação (mais o Distrito Federal) e nas 27 capitais do país.

Nos últimos dados disponibilizados, o Ministério da Saúde registrou 71.704 novos casos e 1.910 novas mortes nesta quarta, 3. No total, são 10.718.630  casos e 259.271 óbitos confirmados em todo o território nacional.