9 de abril uma data prá lá de importante

Este nove de abril tem uma grande importância para o Brasil e o mundo, pois foi nesta data que surgiu a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) uma das mais importantes empresas fabricante de ferro e aço do mundo. Desde 1941 foi a maior empregadora e uma das responsáveis pela riqueza do Estado do Rio e do Brasil.
Volta Redonda nasceu e cresceu em função da CSN. A antiga vila de Santa Cecilia se transformou na mais importante cidade do Sul Fluminense uma jovem cidade mas com muitas histórias para contar. Grandes lideres políticos, empresários de sucesso, um comércio ativo e um povo trabalhador que fez de Volta Redonda exemplo de progresso e em todo o país.


O nove de abril é também uma data importante em minha vida. Foi num dia como o de hoje m 1966 que recebi através do Advogado Nélio de Andrade o convite para trocar a Rádio Sul Fluminense pela ZYP-26 Rádio Siderúrgica Nacional considerada na época uma verdadeira escola de rádio.


Foi naquele prédio da rua 100 no bairro Laranjal que aprendi a importância do rádio no trabalho jornalístico e na prestação de serviços. Foi lá que conheci e muito aprendi com verdadeiros mestres como; Nazer Feres Themes, Nélio de Andrade, Ubirajara Ramos, Walter Naves, Antônio Carlos Jevoux, José Madureira, Paulo Baronto, Salim Jabour, José Alves, Flávio Botelho, Vitor Costa, Jair e Luiz Tavares, Darío Azevedo entre tantos craques do microfone e da escrita.


Foi lá que também pude assistir o nascimento grandes talentos da comunicação como Dário de Paula, Edward de Carlos, Eduardo Gonçalves, Uiara Araújo. Pude conviver e aprender com verdadeiros craques como Tio Bené, Ricardo André, Maestro Cláudio, Jane Martins, Aurea Rosas, Paulo Henrique, vozes que marcaram épocas em programas ao vivo como estúdio novidades, galeria dos grandes mestres, shows ao vivo lançando jovens talentos e grupos musicais como; Conjuntos; Serenade e Guerra e sua banda, grupos jovens como; The Blue Jets, Tri- Dimenssionais, Os Feios, Blue Angels, Os Batokens , The Jets e tantos outros que encantavam a juventude e animava os bailes da região.


Temos saudade das transmissões esportivas dos campeonatos de futebol amador, basquete, vôlei, natação, atletismo numa época de ouro do esporte amador, até o profissionalismo com o surgimento do Flamengo da Vila Americana e do nosso querido Volta Redonda Futebol Clube, que também surgiu durante um jantar comemorativo de aniversário da CSN em 1975.
Lá estavam figuras importantes do esporte e da politica como o Almirante Heleno Nunes, presidente da CBD e da Arena, partido de sustentação do governo. O prefeito Nelson Gonçalves, dirigentes esportivos como; Octávio Pinto Guimarães (FCF) Murilo Portugal (FFD), Guanair de Souza Host, presidente do Flamengo VR e Ronald Jarbas funcionário da CSN e dirigente do rubro negro.


Hoje só nos resta lembranças e a tristeza de ver abandonado o prédio da antiga ZYP-26, construído especialmente para sediar naquela época a mais importante emissora do interior e hoje mesmo sendo tombado pelo patrimônio histórico do município agoniza sem que ninguém faça algo para preservar um pouco da história da única emissora que revelou talentos e prestou enormes serviços comunitários região. Inaugurada em 9 de abril de 1955 e com as transmissões encerradas em 31 de dezembro de 1980.

Manoel Alves