A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda emitiu nota técnica com alguns esclarecimentos sobre a condução do processo de vacinação

Veja o que diz a nota:

Departamento de Vigilância em Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Volta Redonda, 22 de março de 2021
PRIORIDADES DENTRO DO GRUPO I DE PRIORIDADES DA VACINACAO CONTRA A COVID-19
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda segue orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde para realizar a Campanha de Vacinação contra a Covid-19.
O Grupo I de prioridades compreende: pessoas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e seus profissionais, pessoas com deficiência em residências inclusivas, indígenas aldeados, pessoas acima de 60 anos de idade e profissionais de saúde.
Dentre os profissionais de saúde, a orientação foi priorizar os da linha de frente de combate à Covid-19, o que foi cumprido, e, a seguir, os demais profissionais, assim como os idosos.
Em 12 de março, a Coordenação Geral de Imunizações do Ministério da Saúde emitiu o Ofício número 234/2021/CGPNI/DEIDT/SVS/MS, onde orienta a vacinação do grupo prioritário “trabalhadores da saúde”. No ofício, além de listar as categorias específicas e inespecíficas da saúde, a Coordenação exclui trabalhadores de serviços não específicos da saúde, tais como clubes, serviços de estética e tatuagem, dentre outros.
Ainda no documento, citando a Resolução 287 do Conselho Nacional de Saúde, a Coordenação reconhece quatorze categorias como incluídas no grupo prioritário mesmo que não em atividade.
Em consonância com a orientação, a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda desenvolve a vacinação, limitada pelo número de doses recebidas.
Dessa forma, permanecem demandas para a vacinação do Grupo I de prioridade idosos entre 76 e 70 anos, que serão atendidos nesta semana; idosos de 60 a 69 anos, que serão atendidas com as novas entregas; e parte dos profissionais de saúde, e estudantes da área da saúde.
Quanto aos profissionais, se esclarece que a vacina já foi oportunizada a todos os da linha de frente e todos que comprovem atividade na área de saúde, seja os que residem no município ou que sejam munícipes e desenvolvam suas atividades em outras cidades.
Os profissionais de saúde das categorias citadas na Resolução 287, mas que não estão em atividade e não fazem parte da faixa etária de maiores de 60 anos, serão vacinados, dentro do Grupo I de prioridade, conforme orientação do Ministério da Saúde. Porém, na atual disponibilidade de vacinas, estão sendo vacinados os idosos, os profissionais em atividade – porque em sua atividade expõem outras pessoas a risco – e os estudantes da saúde em estágio hospitalar e da Atenção Básica.
Os profissionais de saúde em atividade fora da área da saúde ou sem atividade têm seu direito reconhecido, mas devem aguardar a programação.