Academia da Vida vai ganhar novo espaço em Volta Redonda

Novo endereço, na Arena Esportiva, será adaptado para garantir mais conforto para os alunos da terceira idade

O ano letivo de 2020 será em sede nova para os 400 alunos da Academia da Vida de Volta Redonda. Hoje, instalada no Acesso Laranja do Estádio Raulino de Oliveira, no Jardim Paraíba, a escola para a terceira idade vai ganhar um espaço totalmente adaptado no segundo pavimento do Prédio 1 da Arena Esportiva, com entrada pela Avenida Nossa Senhora do Amparo, na Voldac. As obras, que começaram nesta semana, serão concluídas em três meses.

A estrutura para receber todas as atividades da Academia da Vida vai contar com uma sala de aula de teatro; uma sala de artes para 20 pessoas, incluindo lugar para cadeirante; três salas de aula com capacidade para 25 pessoas cada, também com lugar para cadeirante; um laboratório de informática para 20 pessoas; sala de professores; e secretaria; além de banheiros feminino, masculino e exclusivo para pessoas com deficiência. O acesso é feito por rampas, a partir do primeiro pavimento.

A equipe do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) foi a responsável pelo projeto e a execução da obra, orçada em R$ 97.877,21.

De acordo com o presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), Waldyr Bedê, que também é responsável pela Academia da Vida, considerada a 6ª escola da instituição, os alunos que ingressarem em 2020 já serão recebidos na nova sede. “O local será preparado para atender às necessidades da escola, voltada para maiores de 60 anos. Tenho certeza que todos vão aprovar”, falou.

A Academia da Vida recebe inscrições anuais para o Curso Básico de Atualização. As aulas de Português, Saúde, Mundo Contemporâneo, Arte e Informática têm duração de dois anos e são realizadas duas vezes por semana, na parte da tarde. A escola também oferece cursos de alfabetização, português e matemática básica, além de atividade física, coreografia, dança, teatro e coral. As atividades extraclasse são ministradas pela manhã.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, explicou a importância da Academia da Vida. “Por exercer uma função muito importante na vida do idoso, a Academia da Vida merecia uma estrutura mais confortável para alunos e funcionários exercerem seus papéis. O momento de permanência dentro da escola deve ser agradável e favorável ao aprendizado. A Academia da Vida promove inserção por meio do conhecimento. Isso garante idosos ativos”, afirmou.