Anderson de Souza fará Residência Artística em Portugal

Volta Redonda

O artista visual de Volta Redonda, Anderson de Souza, foi selecionado para o Projeto Café Cultural / Residências Artísticas, na cidade de Fafe, em Portugal, na região da cidade do Porto. O artista foi um dos oito classificados através de um edital no qual artistas do mundo inteiro participaram e foram selecionados levando em conta os quesitos currículo e proposta artística.

O painel que será produzido pelo artista de Volta Redonda é um projeto educativo e cultural que vai integrar livros, pessoas e ideias.

“No mundo atual, em que somos cercados e controlados pela tecnologia das redes sociais, smartphones e computadores, pretendo através da minha pintura, trabalhar a importância do hábito pela leitura. Para isso, utilizarei o velho e bom livro como um instrumento de informação, criatividade e liberdade. Com o projeto chamado ‘ESTANTE URBANA’, pintarei livros pelos muros da cidade” – disse Anderson de Souza.

Anderson de Souza embarca neste domingo (15) e ficará por um período de 20 dias imerso na cultura da cidade, trocando experiência com artistas locais, fomentadores de cultura, curadores e a população de Fafe. Ao final desse processo, Anderson vai pintar um painel no Parque da Cidade, que foi criado para abrigar uma galeria de arte a céu aberto, a exemplo de Wynwood em Miami.

O artista Anderson de Souza conta com o apoio do Gacemss e do UGB/FERP.

O que é o Café Cultural?

O Café Cultural Residências Artísticas é um ambiente de imersão e criação. Uma plataforma de fomento à arte contemporânea de artistas através da convivência de ações que amplificam a formação, reflexão de maneira interdisciplinar.

Sobre o artista

Anderson de Souza, brasileiro, é formado em Comunicação Social. Possui especialização em Artes Visuais pela Unicamp (Universidade Estadual de São Paulo). Há 23 anos, realiza exposições em galerias e museus. Seus trabalhos falam do caos urbano e da sociedade do controle. Possui influência da Pop Art e do movimento de rua (grafitti). Desde 2013 dedica-se à pinturas e intervenções urbanas.

Anderson de Souza