Banco de Sangue abre neste sábado para atrair doadores em Volta Redonda

O estoque teve uma redução de 60% nos hemocomponentes, principalmente dos grupos 0+, O- e A+

Nesse sábado, dia 20, o Banco de Sangue de Volta Redonda abrirá das 7 às 12 horas, visando aumentar o número de doadores na cidade. O objetivo é de aumentar o estoque que com a chegada do inverno tende a diminuir. Atualmente a redução foi de 60% nos hemocomponentes, principalmente os grupos: 0+, O- e A+. Nesta sexta, no local, houve um lanche especial para os doadores em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

O sangue coletado no Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda atende o Hospital São João Batista, o Hospital Municipal Munir Rafful, o Hospital do Idoso e o Cais Aterrado, da Rede Municipal de Saúde, e os pacientes do Programa Unacom, no Hinja, em Volta Redonda; além do Hospital Municipal de Pinheiral e da Agência Transfusional, que fica no Hospital Municipal Flávio Leal, em Piraí.

A secretaria municipal de Saúde, Flávia Lipke, destaca a importância da doação de sangue e explica que a coleta é rápida e um ato de solidariedade.  “É muito importante que a população conscientize que não existe um substituto para o sangue e que os nossos pacientes continuam necessitando das transfusões. Por isso, a necessidade que as pessoas compareçam ao banco de sangue de forma sistemática e regular para que sempre tenhamos em estoque todos os hemocomponentes prontos para uso”, disse a secretária.

O intervalo mínimo entre doações é de dois meses para homens e três meses para mulheres. Os homens podem doar no máximo quatro vezes durante o ano e as mulheres três vezes nesse mesmo período. Já para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de seis meses.

O agendamento pode ser realizado através do telefone 3342-2994, de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. O Banco de Sangue fica no Hospital São João Batista, Rua Nossa Senhora das Graças, número 235, bairro São Geraldo.

DICAS PARA DOAR SANGUE – Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento; ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 quilos.

No dia da doação é importante não estar em jejum; fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação; e evitar ingestão de alimentos gordurosos.