Barra Mansa desenvolve ações de combate ao desemprego

Medidas criam ambiente favorável à recolocação do profissional no mercado de trabalho

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, está desenvolvendo uma série de ações voltadas para enfrentar a crise financeira e criar um ambiente mais favorável à recuperação de empregos. O principal pilar dessa iniciativa está concentrado no Catei (Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual), que pela manhã atende no térreo do Centro Administrativo e a tarde, no segundo andar, na Secretaria de Desenvolvimento.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Agnaldo Raymundo, o Catei tem entre outras atribuições a abertura de MEIs (Microempreendedores Individuais), parcelamento de dívidas dos MEIs, emissão da declaração anual e de boletos dos MEIs. “Nosso foco é a geração de emprego e renda, bem como a preparação do profissional para as entrevistas de vagas de emprego. Também atuamos como correspondentes da AgeRio, órgão do Governo do Estado do Rio de Janeiro direcionado ao fomento de pequenos negócios, através de microcrédito e estamos em fase final de adaptação para a emissão do alvará expresso, onde o microempreendedor que estiver abrindo um negócio de baixo risco terá seu alvará concedido no prazo de 24 horas”, explicou.

Mergulhado na complexidade de auxiliar os profissionais a se reinserirem no mercado de trabalho, o gerente do Catei, Lucas Andrade, detalha outras tarefas realizadas pelo órgão. “Realizamos a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, buscamos parcerias com o Departamento de RH das empresas situadas no município a fim de atender as suas necessidades de mão de obra, realizamos a triagem de currículos para as empresas, oferecemos salas para que possam ser realizadas as entrevistas dos candidatos, além de inscrições para processos seletivos on line destinado a vagas de emprego e programas educacionais, como o Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos”, enumerou Lucas.

Um balanço das atividades desenvolvidas pelo Catei aponta que nos últimos seis meses a unidade efetuou a abertura de aproximadamente 500 MEIs, sendo 29 somente nas primeiras semanas de janeiro deste ano. “Trabalhamos com uma base de dados com cerca de quatro mil currículos. Diariamente, atendemos em média 60 trabalhadores. Nossos dados de empregabilidade giram em torno de 20 vagas por mês, o que possibilitou nos últimos seis meses a recolocação de 120 profissionais no mercado de trabalho”, enfatizou Lucas, ressaltando que as áreas que mais contrata são o comércio, transportadoras, empresas de manutenção e de limpeza.

PROJETO INCLUIR – Em setembro de 2018, a prefeitura investiu no Projeto Incluir  “Abrindo portas para o mercado de trabalho”, tendo como foco a adoção de estratégias que fortalecessem a formação do profissional em situação de vulnerabilidade e risco social. Com ações voltadas para melhorar o desempenho dessas pessoas, o programa possibilitou diretamente o acesso de 30 trabalhadores a vagas de empregos.

– Tivemos uma média de 250 participantes nas oficinas do Projeto Incluir, realizadas gratuitamente em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sine,  com foco no trabalho formal e informal, empreendedorismo, qualidade, precificação e os custos das mercadorias, além da logística para chegar até os consumidores. Desse total de alunos, 30 consolidaram seu emprego de carteira assinada, o que elevou o nosso patamar de recolocação no mercado de trabalho de 120 profissionais para 150. Se analisarmos que tudo isso ocorreu entre o fim de 2018 e o início deste ano, os resultados podem ser considerados bastante satisfatórios – concluiu Lucas Andrade.