Barra Mansa reduz para quatro o número de suspeitos do Covid-19

Município realizou 97 exames do novo coronavírus, sendo 92 descartados

Mais dois resultados de amostras do material genético colhidos dos pacientes sob suspeita do novo coronavírus (Covid-19) apontaram para negativo, divulgou o prefeito Rodrigo Drable nesta quinta-feira, 26. Um dos suspeitos descartados está internado em isolamento numa unidade privada com pneumonia. Com isso o município reduz para quatro o quadro de suspeitos. No total, 97 pessoas passaram pelo procedimento no município, que permanece com apenas um caso confirmado e já curado. As ações de combate ao vírus seguem mantidas, com o funcionamento apenas dos serviços essenciais à população.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, comemorou o resultado e manteve o pedido para que as pessoas se resguardarem em suas residências até que o momento de surto seja completamente vencido. “Tivemos mais dois resultados satisfatórios e isso se deve às ações de controle que implementamos. Vamos vencer essa batalha em breve, mas no momento peço que as pessoas continuem fazendo o isolamento domiciliar para que esse cenário seja revertido sem doentes e sem perdas”, pontuou Drable, que continuou. 

“Hoje estamos celebrando, mas não sabemos o dia de amanhã, estamos com o dever de casa pronto, pois um mês antes desse primeiro caso todos os profissionais de saúde do município passaram pela capacitação contra o vírus. Estamos indo bem, atuando com responsabilidade e dentro dos conformes”, completou. 

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, também vibrou com a novidade, sobretudo porque o primeiro caso confirmado no estado foi em Barra Mansa. “Após essa confirmação não tivemos outro caso e tudo isso se deve aos procedimentos adequados que foram feitos no entorno desta paciente. Estamos em constante diálogo com a Secretaria de Saúde do Estado, monitorando as pessoas que chegam das zonas endêmicas. Quando recebemos o alerta, essa pessoa é colocada em quarentena para que nenhuma doença seja espalhada. Até o momento, esse procedimento tem dado certo”, afirmou Sérgio. 

FAKE NEWS – O secretário de Saúde ainda falou sobre o áudio que está circulando nas redes sociais, no qual uma suposta funcionária da Santa Casa revela que a unidade possui 15 profissionais contaminados com o novo coronavírus. 

“Isso é uma irresponsabilidade sem tamanho. Todos os exames colhidos pelo Laboratório Central (Lacen), ou por qualquer outro, tem que passar por mim. Eu sou médico e prezo pela ética da profissão, jamais omitiria um assunto neste nível de gravidade. Isso é uma mentira deslavada sem nenhum fundamento”, informou. 

ABRIGO TEMPORÁRIO – A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com apoio do Grupo Acolher, segue com a ação de proteção aos moradores em situação de rua em Barra Mansa, com o espaço cedido para abrigar essa parcela da população. Vinte e uma pessoas estão alojadas no Centro de Lazer Feliz da Vida, no bairro Santa Rosa. O local tem a capacidade de alojar até 50 pessoas nesta situação. 

Além de oferecer todas as refeições, os abrigados desfrutam de diversas atividades ao ar livre, promovidas pela Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer e atendimentos médicos, através da equipe do Consultório de Rua. 

“As equipes estão em constante atuação durante dia e noite. É importante nesse momento que a gente tenha um olhar diferenciado para essa população que está na rua. Essa é uma preocupação do prefeito que está diariamente lá nos auxiliando no trato com os usuários. Isso mostra um comprometimento com a política pública da nossa cidade. Estamos trabalhando arduamente para que tudo ocorra bem e a gente possa passar por isso tudo da melhor forma possível”, expressou a secretária de Assistência Social, Ruth Coutinho.