Capacitação do Sistema de Informações para Infância e Adolescência acontece em Volta Redonda

Representantes de 12 municípios da região participaram do curso

Volta Redonda foi escolhida para sediar a capacitação do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia), um novo sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A primeira aula aconteceu nesta quinta-feira, dia 12, em um laboratório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e contou com representantes de 12 municípios da região.

“O sistema vai organizar e otimizar o trabalho das entidades, além de permitir um acompanhamento do trabalho desenvolvido, já que pelo Sipia é possível ter acesso a todos os atendimentos já prestados para os jovens”, comentou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Guilherme da Silva Benedito, toda criança ou adolescente que for atendido pelo Conselho Tutelar será cadastrado no Sipia e, se for para outro município, será possível ter acesso aos atendimentos. “O sistema ajuda porque é uma ferramenta totalmente on-line que roda no navegador para lançar informações, ele gera relatórios, utiliza de assinaturas eletrônicas e, por isso, facilita muito”, explicou Guilherme.

O objetivo é que o sistema já esteja implantado para o mandato dos novos conselheiros tutelares, eleitos recentemente. “A utilização do sistema vai ser importante e já ajudará os novos conselheiros, que começarão a trabalhar em janeiro. O Sipia vai proporcionar um melhor gerenciamento das ocorrências que são registradas pelos conselheiros”, disse o subsecretário do Gabinete de Estratégia Governamental, Fernando Rabelo.

No sistema são cadastradas todas as entidades do município que trabalham com crianças e adolescentes, bem como todas as unidades de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), além de escolas públicas e particulares, ONGs, etc.