Chamada Escolar 2020 de Volta Redonda encerra dia 30 de setembro

Vagas são para Educação Infantil e EJA; Inscrição é gratuita

A Chamada Escolar 2020 para Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) encerra as inscrições na próxima segunda-feira, dia 30, em Volta Redonda. As inscrições são gratuitas e os pais ou responsáveis devem comparecer à escola mais próxima de onde moram.

“É importante que as inscrições sejam feitas o quanto antes. Através da chamada escolar, conseguimos distribuir os alunos de forma mais justa. Estamos trabalhando para atender da melhor forma possível os alunos”, explicou a secretária municipal de Educação, Rita Andrade.

Na inscrição para Educação Infantil, devem ser apresentados a Certidão de Nascimento original do candidato; comprovante de residência; comprovante de trabalho (vagas para creche); NIS (Número de Identificação Social); e comprovante do último pagamento do benefício do Programa Bolsa Família ou declaração de beneficiário expedida pelo Gestor Municipal da Assistência Social (Smac). As vagas para creches podem ser preenchidas por crianças nascidas entre 1º de abril de 2016 e 30 de novembro de 2019; a pré-escola é voltada para os nascidos entre 1º de abril de 2014 e 31 de março de 2016.

EJA – No caso dos jovens e adultos, a inscrição pode ser feita a partir dos 15 anos. Os documentos necessários são: original da Certidão de Nascimento do candidato ou Identidade; comprovante de residência; e declaração ou comprovante de trabalho. Alunos com mais de 18 anos podem fazer o próprio cadastro. Para menores de idade, o responsável legal deve fazer a inscrição.

Os critérios para a distribuição das vagas seguem a seguinte classificação: ser morador de Volta Redonda, ser inscrito no CadÚnico (NIS), estar inserido no Bolsa Família, além de levar em consideração a idade (o mais velho tem preferência) e a renda familiar. Também tem prioridade na matrícula o candidato com deficiência comprovada por diagnóstico médico, conforme previsto por Lei.

“É importante ressaltar que a chamada escolar é um processo transparente e justo, e nosso objetivo é que todas as nossas crianças, jovens e adultos estejam matriculados e na escola mais próxima de sua residência”, destacou o prefeito Samuca Silva.