Curso da Academia da Vida forma 30 idosos em Volta Redonda

Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira, dia 11, na Câmara Municipal

A Academia da Vida, conhecida como a sexta escola da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), é voltada para a terceira idade e desenvolve ações nas áreas de educação, saúde, arte e cultura. Nesta quarta-feira, dia 11, cerca de 30 alunos receberam o certificado de conclusão do Curso Básico de Atualização. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de familiares e professores.

Foram três turmas formandas no curso, que tem duração de dois anos e inclui cinco disciplinas: Português, Saúde, Mundo Contemporâneo, História da Arte e Informática.

O prefeito Samuca Silva lembrou que a Academia da Vida tem um cunho bastante educacional. “Eles têm a oportunidade de socialização, ativação da memória, reciclagem de conhecimentos. Tudo voltado para melhoria da qualidade de vida deles”, comentou Samuca.

De acordo com a diretora da Academia da Vida, Márcia Regina, os alunos têm dois perfis, os que têm uma vida agitada e não querem parar e os que estão insatisfeitos com a inatividade. “A gente oferece a oportunidade de trabalhar a mente deles, além das atividades físicas. Eles aprendem muitas coisas contemporâneas e passam a ter mais conteúdo para conversar sobre assuntos atuais”, explicou Márcia.

A formanda Ângela Maria Lima, de 62 anos, contou sua experiência. “Distrai muito a cabeça da gente. Ganhamos conhecimento e amigos. Estou muito feliz de receber esse certificado hoje”, celebrou.

Quem também deu seu depoimento foi Ana Maria da Silveira, de 72 anos, que entrou para a Academia há dois anos. “Eu vim a convite de um primo, depois que eu perdi meu esposo. Meus professores são maravilhosos, somos uma família lá dentro. Eu faço várias aulas e amo”, disse.

A Academia da Vida Oscar Cardoso tem 17 anos e entre as atividades oferecidas estão: alfabetização; português básico; matemática básica; cursos básicos de atualização (português, saúde, mundo contemporâneo, arte e informática); cursos de extensão (dinâmicas e reflexões, educação financeira, inglês, mundo contemporâneo II, informática II, robótica, meio ambiente, bem viver, PAV (Programa de Apoio ao Voluntariado); cursos optativos (teatro amador, canto coral, dança e coreografia, oficinas de criação).