Editorial: Receita para construir um sonho

Manoel Alves
05 de Janeiro de 2021
 
É bastante comum um politico se eleger para um cargo público e implantar o seu próprio estilo de governar. Em 1997 quando assumiu a administração municipal pela primeira vez, Antônio Francisco Neto encontrou a cidade com diversos problemas estruturais e com recursos combalidos devido a privatização da CSN, principal empresa da região, e maior pagadora de impostos. O saudoso jornalista Oscar Cardoso, braço direito de Neto já dizia. “Não existe barreira intransponível e nem desafio que não possa ser vencido”, com este pensamento uma equipe de mulheres e homens comprometidos com as ideias do prefeito recém eleito foi convocada para a grande transformação que o povo tanto queria.
 
”Honestidade e competência”
 
A equipe montada naquela época permaneceu ao longo dos anos e bem afinada com o chefe do executivo foi a luta mostrando que com trabalho, comprometimento e sabedoria no enfrentamento de crise e administração do dinheiro público é possível construir projetos e concretizar sonhos acalentados por muitos anos.
 
Homens como; Sebastião Farias, Gerônimo Telles, Munir Francisco, Carlos Macedo, Franco, além de mulheres como Gloria Amorim, Rose Vilela, Marcia Cury, Tetê Gonçalves que hoje também fazem parte desse timaço, alguns já estavam na seleção que desde o primeiro mandato, ajudam Antônio Francisco Neto a transformar Volta Redonda numa cidade que todos sonharam viver um dia.
 
Obras importantes como; Parque Aquático, e as modernas instalações do Parque de Exposições da Ilha São João, Hospital do Retiro, Estádio da Cidadania, Clinica da Cidadania, Faculdade a Distância, Estação de Tratamento de Esgotos, Radial Leste. Escolas e Ginásios Esportivos em quase todos os bairros. Mercado Popular, Revitalização da Vila Santa Cecilia e dos Centros Comerciais da Amaral Peixoto, Paulo de Frontin, Retiro, Santo Agostinho, tornaram esses bairros verdadeiras cidades dentro de uma Volta Redonda ainda maior e mais forte.
 
Projetos como; Melhor Idade, Bloco da Vida, Olimpede (Olimpíada de Pessoas portadoras de Necessidades Especiais), programas de iniciação esportiva, apoio as famílias carentes, programas para moradias populares, mobilidade urbana, segurança pública com instalação de câmeras em ruas da cidade e construção de delegacias especiais entre tantas obras de relevância foram marcas registradas de Neto e sua equipe. Novos colabores surgiram, mas o critério de escolha não mudou.
 
Pela quinta vez Neto assume a Prefeitura da cidade que ele tanto ama e não diferente da primeira, encontra obstáculos, mas apostando na eficiência de uma equipe vencedora certamente será vitorioso em mais um grande desafio de transformação da mais importante cidade do Sul do Estado do Rio de Janeiro.
 
E como diz o próprio Prefeito Eleito com maioria esmagadora de votos, “Com honestidade e competência, vamos construir a Volta Redonda que sonhamos viver um dia”.