Famílias aproveitam o domingo no projeto Ruas de Lazer em Volta Redonda

Crianças, jovens e adultos foram à Radial Leste, no bairro Aero Clube, para pedalar, se exercitar e cuidar da saúde

O clima agradável deste domingo, dia 17, levou muitas famílias à Radial Leste, em Volta Redonda, que fica reservada uma vez por semana ao projeto Ruas de Lazer, lançado em janeiro de 2017 pela Prefeitura, uma novidade no interior do Estado. Sem trânsito, a via é fechada das 7h às 18 horas para a prática de exercícios físicos, como caminhada, patinação, corrida ou ciclismo, inclusive com as bicicletas oferecidas gratuitamente pela Bike Anjo. Para quem não sabe pedalar pode contar com os voluntários que ensinam tanto crianças como adultos, sem cobrar pelos serviços ou uso das bicicletas. Neste domingo, diversos casais, jovens e crianças chegaram à via logo pela manhã para aproveitar o espaço e curtir o dia com a temperatura amena.

O prefeito Samuca Silva explica o objetivo das Ruas de Lazer, que vem conquistando os frequentadores do espaço público.

 “Este projeto já existe em grandes cidades que reservam os seus parques e áreas para atividades físicas e de lazer dos moradores. O projeto Ruas de Lazer na Radial Leste traz esta oportunidade para a família sair de casa e desfrutar de hábitos saudáveis. Adultos, jovens e crianças podem compartilhar o mesmo espaço público para se exercitar e garantir mais qualidade de vida”, comparou.

Os frequentadores deste domingo não pouparam elogios. O professor de História, Gilvan Mazza, de 62 anos e morador do Jardim Normândia, compareceu com a sua nova patinete e comentou:

Há mais de um ano eu frequento a Radial e acredito que os pais deveriam trazer mais os seus filhos para atividades físicas e aproveitar mais o espaço, com segurança e sem trânsito”.

A dentista Eliane Lacerda levou o filho Miguel, de 2 anos, para andar de moto elétrica e também opinou sobre o projeto. “A ideia do prefeito é muito boa porque este é um local seguro. As crianças gostam de ficar livres, brincando, sem preocupações. Esta é a terceira vez que estou utilizando o espaço e pretendo voltar outras vezes”, frisou.

O casal de funcionários públicos, Roberto Pires e Roberta Nogueira, levou a filha, Beatriz Nogueira, de 3 anos, para pedalar e se divertir. “Em dias quentes, de muito calor, a gente vem bem cedo ou no final da tarde. É muito bom ter este espaço seguro para as crianças e também para as nossas caminhadas. Foi muito acertada a prefeitura reservar o espaço e acho que os pais deveriam aproveitar melhor, trazendo os filhos e os seus brinquedos para usar”, recomendou.

A cabeleireira Cristiane Nogueira também compareceu na manhã deste domingo com a filha, Emanuelle, de 9 anos, e o sobrinho João, de 6.

Eu aprovo o projeto e acredito que, com o verão se aproximando e o período de férias escolares, teremos muito mais gente se exercitando, andando de bicicletas, patins, e fazendo deste ambiente em espaço cada vez mais familiar”, enfatizou.