Firjan considera acertada a decisão do Copom em reduzir a Selic em 0,75 ponto percentual

 Para a federação, a expectativa é que a inflação encerre 2020 abaixo do piso da meta e ressalta a necessidade de menor rigidez nas condições de oferta de crédito

 Rio, 17 de junho de 2020

 A Firjan entende que a nova redução da taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual vai na direção correta, uma vez que a expectativa para a inflação é que ela encerre 2020 abaixo do piso da meta. Esse resultado decorre, sobretudo, da forte queda da demanda e massa salarial por conta dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Ademais, dados do segundo trimestre indicam que a contração da atividade econômica poderá ser significativamente superior à prevista anteriormente.

 Além disso, a Firjan entende que há necessidade de menor rigidez nas condições de oferta de crédito, de modo a se adequarem ao novo cenário causado pela Covid-19. As instituições financeiras precisam dar celeridade a sua contribuição para destravar os financiamentos neste período crítico de crise sanitária. Só assim será possível preservar empregos e garantir a retomada mais rápida da atividade econômica.