Gratuito: Firjan SENAI abre as portas de seus laboratórios de inovação no ensino para orientação profissional à população

FabLab Open Day acontece na próxima sexta-feira (06.03), das 14h às 17h, em todas as unidades do estado do Rio. No Sul Fluminense, unidade de Resende será a representante 

Volta Redonda, 3 de março de 2020

Que tal começar 2020 dando um pontapé na carreira profissional? Criatividade e inovação estão entre os pré-requisitos fundamentais para quem quer ingressar no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Firjan SENAI abre as portas de seus nove FabLabs em todo o estado do Rio – laboratórios da rede mundial desenvolvido no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A ideia é que a população esclareça dúvidas sobre as profissões do futuro e sinta o gostinho de experimentar esse espaço de educação com inovação para prototipagem, que visa soluções viáveis para desafios reais da indústria e da sociedade.

O primeiro FabLab Open Day do ano será realizado na próxima sexta-feira (06.03), das 14h às 17h. O evento, que já acontece uma vez por semana na Casa Firjan, em Botafogo, no Rio, será realizado uma vez por mês nas demais unidades da Firjan SENAI. No Sul Fluminense, a unidade de Resende (Rua Sarquis José Sarquis, 156, Jardim Jalisco) será a contemplada.

As inscrições são gratuitas pelo site www.firjansenai.com.br/palestras , mas as vagas são limitas (20 pessoas por dia e unidade). Os participantes devem ter no mínimo 14 anos de idade. Para já ficar no radar dos interessados, os próximos encontros já estão programados para acontecerem em 3 de abril, 8 de maio, 5 de junho, 7 de agosto, 4 de setembro, 2 de outubro e 6 de novembro.

Além do site, mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.

Proposta

Como proposta pedagógica, os laboratórios com equipamentos de última geração focam na construção de conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação, aprendizagem em contexto, interdisciplinaridade (alunos de diferentes áreas), trabalho interativo e colaborativo (comunidades de aprendizagem). Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e PITCH.

Para ajudar na formação de multiprofissionais para um mercado tão exigente, além de os alunos de qualquer curso da Firjan SENAI terem acesso ao laboratório, o FabLab também tem cursos específicos, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias. Os laboratórios integram diversos ambientes como: Criação e Desenvolvimento de Projeto Videoconferência e Reunião; Impressão e Digitalização 3D; Fresagem, Modelagem e Corte a Laser; e Acabamento e Finalização.

Pioneira

A Firjan SENAI foi a primeira instituição de educação profissional do Brasil a implantar o FabLab como uma estratégia de educação profissional relacionada aos processos formativos de nível técnico, movimento fundamental que fomenta a educação como base para a criação de uma cultura de inovação, imprescindível para garantir o futuro das empresas do país.

Dessa forma, a instituição se posiciona mais uma vez, com uma educação profissional de vanguarda, direcionada à formação de profissionais capacitados para uma nova indústria, onde a criatividade e a inovação são fundamentais. Para isso, a instituição, após estudos de diversos modelos implantados pelo mundo, estruturou metodologia própria em alinhamento com as necessidades da Firjan SENAI, e com apoio de profissional do MIT – Massachusetts Institute of Technology estruturou seu primeiro FabLab no Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, inaugurado em outubro de 2014, sendo esse piloto no Rio de Janeiro.