Idosos de Volta Redonda participam de competição de atletismo na Arena Esportiva

Atividade realizada nesta quinta-feira, dia 05, faz parte da programação dos Jogos da Melhor Idade em Movimento

Centenas de idosos de Volta Redonda participaram na manhã desta quinta-feira, dia 05, na Arena Esportiva, na Voldac, de competição de atletismo e jogos de mesa que desenvolvem o raciocínio, a memória, a observação, a atenção e a concentração. As atividades fazem parte dos Jogos da Melhor Idade em Movimento (Jomim), que começou na última terça-feira, dia 03, no Parque Aquático, com a disputa de natação, e na Praça Namem Cury, no bairro Vila Mury, com a competição de malha. Os jogos encerram na sexta-feira, dia 6.

O prefeito Samuca Silva afirma que a prática esportiva garante qualidade de vida à população. “O esporte entre os adultos ajuda a manter as capacidades funcionais e intelectuais”, disse, ressaltando que as iniciativas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) para movimentar o município terão sempre o apoio de executivo.

A aposentada Lúcia Borges do Nascimento, de 60 anos, participou da caminhada na Arena Esportiva e endossa a fala do prefeito. “Sempre me exercitei. Agora, faço parte do núcleo do Melhor Idade em Movimento (MIM) do Santa Rita do Zarur. Faço ginástica e capoeira”, falou, ressaltando que esta foi a sua primeira participação no Jomim.

O também aposentado e estreante José Luiz Dias Filho, de 67 anos, morador do Aero Clube, venceu no xadrez. “Me exercito no São Geraldo e no Estádio Raulino de Oliveira, mas o xadrez é uma paixão antiga, dos tempos que trabalhava na CSN. A prática coloca o cérebro para funcionar”, acredita.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, afirma que o Jomim, que está na segunda edição, fecha as atividades anuais nos 38 Núcleos de Esporte e Lazer e Fomento ao Exercício Físico (Nelfs) da cidade, que atendem um total de 6,4 mil idosos. “É um momento de confraternização e de integração entre os núcleos. Acreditamos que, neste ano, vamos reunir cerca de mil idosos nos jogos”, falou.

O Jomim encerra nesta sexta-feira, dia 06, na Arena Multiuso da Ilha São João com competições de câmbio e futsal (Chute a Gol) a partir das 7h. Às 11h haverá a cerimônia de encerramento.