Jari protocola abaixo-assinados por melhorias no transporte coletivo no Ministério Público e Prefeitura de Volta Redonda 

Documentos contam com quase quatro mil assinaturas e mostram a necessidade da licitação total das linhas de ônibus no município
 
Nesta semana, o vereador Jari Oliveira (PSB) avançou na luta por um transporte coletivo com qualidade para a população de Volta Redonda. A petição pública on-line e os abaixo-assinados, que contam juntos com 3.637 assinaturas, foram protocolados no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) e na Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU). Os documentos exigem transparência e mostram a necessidade da licitação total das linhas de ônibus no município. 
 
“Ciente da força da participação popular, marca dos meus mandatos no legislativo, acredito que a adesão aos abaixo-assinados vão sensibilizar as autoridades de que o transporte público em Volta Redonda é precário e não atende efetivamente quem mais precisa”, disse Jari. Somente a petição pública on-line e o abaixo assinado por melhorias no transporte alcançaram 2.739 assinaturas em cerca de 15 dias. Mais 898 pessoas, assinaram documentos que pedem o retorno de algumas linhas de ônibus que não circulam mais no município. 
 
“A luta por um transporte público de qualidade para a população de Volta Redonda se tornou prioridade do meu mandato como vereador dessa cidade. No contato direto e diário com os moradores, o serviço é apontado como um dos principais problemas enfrentados pela grande maioria da população que depende do ônibus para locomoção”, contou Jari, que constatou a precariedade do serviço em fiscalizações periódicas em diferentes bairros e horários. 
 
E para somar às fiscalizações presenciais do transporte público, Jari lança nesta quinta-feira, dia 28, uma pesquisa de opinião on-line. A pesquisa pretende mapear onde há falta de ônibus na cidade colhendo dados sobre cumprimento de horário, se alguma linha foi encerrada e ainda dar espaço para a população relatar os principais problemas enfrentados no transporte coletivo.
 
“Sabemos que a licitação total das linhas é urgente em Volta Redonda. Somente com um edital que defina quantos ônibus vão atender os bairros, quais horários, a qualidade dos ônibus, entre outras exigências, a empresa vencedora ficará obrigada à prestação correta do serviço. Com regras definidas, a prefeitura poderá cancelar o contrato em caso de descumprimento”, reforçou o vereador.
 
TRANSPARÊNCIA – O Projeto de Lei do vereador Jari, que dispõe sobre a transparência na composição da tarifa cobrada no transporte público coletivo em Volta Redonda, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, em maio passado, foi vetado pela prefeitura. A proposta obriga o Poder Executivo a divulgar, em site oficial, os dados que determinam o valor da passagem de forma clara para o cidadão e ainda determina a realização de audiência pública e pesquisa de satisfação com a população antes de qualquer processo de revisão ou reajuste das tarifas cobradas pelo transporte coletivo. 
 
“Agora, espero poder contar com meus colegas vereadores, que reconheceram a importância do projeto quando apresentei na Casa, para derrubar o veto do prefeito e garantir a transparência da composição do preço da passagem para a população”, completou Jari.