LUTO: Ex-deputado federal José Luiz de Sá morre vítima de câncer

Faleceu na manhã desta quarta-feira (dia 11) o ex-deputado federal José Luiz de Sá, de 70 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital da Unimed. Há alguns anos, ele vinha fazendo tratamento contra um câncer e estava afastado da vida política desde que deixou a presidência da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), em 2016. Ainda não há informações sobre o local e horário do velório.

José Luiz de Sá começou sua vida pública como vereador de Volta Redonda pelo Partido Democrático Social (PDS), em 1983. Dois anos depois, ele deixou a sigla e filiou-se ao Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM).

Por conta do quociente eleitoral, em 1986, pelo Partido Liberal (PL), conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados, quando concorreu à deputado federal. José Luiz de Sá conseguiu apenas 8 mil votos, na ocasião, mas foi beneficiado pelos 300 mil sufragistas de Álvaro Vale (PL). Participou, na Câmara, como membro titular da Subcomissão de Tributos, da Participação e Distribuição das Receitas e da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças.

Em virtude da não reeleição como deputado federal, em 1990, deixou o PL e se transferiu para o Partido Progressista Reformador (PPR). Quatro anos mais tarde, buscou novamente cargo no legislativo, mas sua candidatura foi anulada por conta de indícios de irregularidades.

Já em 1995, com a união do PPR com o Partido Progressista (PP), originando o Partido Progressista Brasileiro (PPB), tentou se eleger mais uma vez a deputado federal durante as eleições de 1998, mas não obteve sucesso.

Formação

Formado em Administração de Empresas e Direito na Sociedade Barramansense de Ensino Unificado, no município de Barra Mansa, pela qual obteve graduação em 1975 e 1979, respectivamente, José Luiz de Sá também tinha pós-graduação na área de administração pública, pela Universidad de Alcalá, em Madri.

Na vida pública, ele comandou o departamento administrativo do Serviço de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR). Foi também professor da Faculdade de Ciências Administrativas de Barra Mansa. Filho de Luís de Sá e Marinete Chave de Sá, José Luiz de Sá era casado com Maria Cecília Costa de Sá, e deixa três filhos e netos.

Ações

Algumas de suas ações foram votar em defesa da remuneração 50% superior para trabalho extra; do voto opcional para pessoas de 16 anos; do aviso prévio proporcional; do mandato de cinco anos para José Sarney; legalização do jogo do bicho e da jornada semanal de 40 horas. Também contestou as medidas que previam implementar a legalização do aborto, a estatização do sistema financeiro, limitação da propriedade privada e estabilidade no emprego.

Foto: Reprodução/Foco Regional