Mega Feira de Natal fomenta economia criativa de Barra Mansa

Evento realizado na Praça da Matriz superou expectativa dos organizadores, garantindo renda para 60 artesãs

A Mega Feira de Natal, estruturada pela Prefeitura de Barra Mansa por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, superou as expectativas dos organizadores. Em 12 dias de evento realizado na Praça da Matriz, no Centro, as artesãs faturaram individualmente em torno de R$ 800 com mercadorias exclusivas e personalizadas.

A gerente de Turismo, Bhela Santos, credita o resultado da Feira ao empenho das participantes. “Desde 2017 estamos atuando no aprimoramento do talento das artesãs, qualificando-as em empreendedorismo e gestão empresarial com foco na melhoria dos negócios. Para isso, firmamos parceria com a Aciap-BM e o Sebrae, e garantimos a realização de diversas oficinas e palestras direcionadas ao associativismo, planejamento, vendas, atendimento ao cliente, formação de preços e organização das finanças”, enumerou.

A Mega Feira de Natal contou com a participação de 60 artesãs. A estimativa é que o mínimo de venda de cada uma foi da ordem de R$ 800. “A experiência foi tão positiva que estamos pensando a realização de outros eventos semelhantes. Vale destacar que em meio à crise econômica e ao desemprego que atinge cerca de 12 milhões de trabalhadores, Barra Mansa encontrou no artesanato uma maneira de promover a geração de renda e da descoberta de muitos talentos e movimentar a economia criativa do município”, destacou Bhela Santos.

ARTESÃOS – Atualmente, Barra Mansa conta com 500 artesãs cadastradas na prefeitura. Desse total, 300 possuem a Carteira Nacional do Artesão. Entre os meses de janeiro e fevereiro a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai promover um projeto nos bairros do município a fim de cadastrar novos artesãos, inclusive pessoas que trabalham com crochê e bordado.