Nova diretoria da OAB-VR é empossada para triênio 2019-2021

Diretores e conselheiros receberam diplomação na presença de 200 pessoas na Câmara Municipal  

Volta Redonda

A nova diretoria da OAB-VR (Ordem dos Advogados do Brasil) de Volta Redonda foi empossada na sexta-feira (08) no plenário da Câmara Municipal para o triênio 2019-2021, o presidente Alex Martins foi reeleito assumindo o terceiro mandato à frente da Ordem. A chapa “Nova OAB-VR’’ recebeu 575 votos, sendo composta pela vice-presidente Iaciara Diogo Braga, secretário geral Bruno de Oliveira, secretário adjunto Rodrygo Monteiro, tesoureiro José Pançardes e outros 54 diretores e conselheiros que também foram empossados em sessão solene. Cerca de 200 pessoas prestigiaram a cerimônia que contou ainda com a presença de autoridades e representantes do poder público.

A diretoria marca uma nova fase da OAB Volta Redonda, os projetos traçados durante a campanha eleitoral já estão sendo iniciados, de acordo com o presidente Alex Martins, as medidas vão favorecer a sociedade e a advocacia. O presidente comentou que ainda este mês será instalada a comissão de combate a morosidade dos processos judiciais, que visa dar agilidade aos procedimentos, melhorando a atenção básica aos direitos da população e ainda à instalação em defesa das prerrogativas dos advogados, que são um conjunto de garantias fundamentais criadas para assegurar o amplo direito de defesa do cidadão.

– Toda a diretoria está muito comprometida nessa nova fase da Ordem para cumprir os projetos traçados durante o processo eleitoral. Nós vamos instalar ainda este mês a comissão de combate a morosidade dos processos que tem o objetivo de agilizar as demandas de qualquer cidadão. Vamos instalar um departamento dentro da seção que funcionará permanentemente de defesa das prerrogativas, funcionamento próprio com delegado a disposição dos advogados, que tiverem suas prerrogativas lesadas, seja por qualquer autoridade – disse.

Para março será inaugurado um espaço compartilhado de atendimento na OAB para os advogados que ainda não tem condições de sustentar e arcar com as finanças de um escritório, além disso, através da ESA (Escola Superior de Advocacia) haverá três cursos de pós-graduação para os advogados se aperfeiçoarem.

– Tudo isso representa uma política da nossa gestão que é estender os braços e dar condições para que a nossa advocacia exerça com dignidade a sua profissão, aqueles que não têm condições de sustentar e arcar com as finanças de um escritório terão oportunidade de trabalhar. E ainda em março a ESA -Escola Superior de Advocacia- irá oferecer três cursos de pós-graduação, ou seja, estamos afinados com o aperfeiçoamento e ensino jurídico. Estamos afinados com a política de bem-estar da advocacia e com uma política assistencial, mas também de defesa e proteção da sua dignidade – destacou.

A vice-presidente Iaciara Diogo Braga frisou sobre o compromisso da OAB na garantia da defesa dos direitos de toda a sociedade.

– A OAB tem o compromisso através da constituição de garantir a defesa dos direitos, não apenas dos advogados, mas também da sociedade como um todo, nós estamos aqui para defender direitos, e o direito é para toda a sociedade. A constituição estabelece uma série de ordenamentos que precisam ser cumpridos não só para um funcionamento de um estado, mas para garantir a dignidade do exercício da vida. A dignidade da pessoa humana, portanto nesse momento em que a gente vê a nossa democracia sofrendo graves ameaças é importante que a OAB se fortaleça – disse.

A posse da diretoria foi prestigiada pelo presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, que destacou a importância do evento.

– É muito importante para o Rio de Janeiro, para a advocacia, a ordem tem 63 subseções em todo estado. A OAB é a entidade da sociedade civil que está presente em todos os municípios de todo o Brasil. A ordem representa isso, a força de cada advogado e advogada em qualquer lugar do estado, unidos a gente faz uma advocacia forte e representativa e Volta Redonda é uma cidade muito importante para o estado do Rio de Janeiro e essa eleição, esse evento demonstra a força, a unidade da advocacia. Tenho certeza vai ser importante para a sociedade de Volta Redonda a formação desta nova diretoria – disse. 

O presidente de prerrogativas da OAB-RJ, Marcello Oliveira, mencionou que a sociedade de Volta Redonda

– Acho importante o desafio do terceiro mandato do presidente Alex Martins. A ordem tem um papel fundamental no período. A advocacia busca garantir as prerrogativas, essa será uma prioridade da gestão porque só assim teremos uma justiça funcionamento a serviço da cidadania e, além disso, é o momento de reafirmamos liberdades, direitos e garantias fundamentais. Tenho certeza que a sociedade de Volta Redonda pode contar com a diretoria da OAB-VR – finalizou.